Ciência e Tecnologia

Neuralink começará a implantar chips em humanos?

0

O bilionário e co-fundador da Neuralink, Elon Musk, divulga há anos que planeja implantar chips cerebrais em humanos. A primeira previsão era que os testes clínicos seriam iniciados em 2020. No entanto, existem grandes oportunidades do estudo começar neste ano, 2022, visto que a empresa busca um profissional qualificado para trabalhar como Diretor de Ensaios Clínicos.

Vale lembrar que a empresa do Vale do Silício já implantou, com sucesso, microchips de inteligência artificial nos cérebros de macacos e porcos. O próximo passo é a instalação experimental de chips do tamanho de uma moeda no cérebro humano.

No ano de 2016, Musk afirmou que a tecnologia “permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando os polegares”. Porém, esse deve ser apenas o início das possibilidades desse tipo de inovação, caso sejam bem sucedidos os testes.

A vaga para a Neuralink

Oficina da Net

Uma vaga foi divulgada na plataforma de empregos Greenhouse Software, para trabalhar na Neuralink, mas não se divulgou o valor do salário. A vaga especifica que é “uma oportunidade de mudar o mundo e trabalhar com alguns dos especialistas mais inteligentes e talentosos de diferentes áreas”.

“Como Diretor de Ensaios Clínicos, você trabalhará em estreita colaboração com alguns dos médicos e engenheiros mais inovadores, além de atuar com os primeiros participantes de ensaios clínicos da Neuralink”, informou o anúncio.

Acrescentando que “você liderará e ajudará a construir a equipe responsável por viabilizar as atividades de pesquisa clínica da Neuralink e desenvolver as interações regulatórias que acompanham um ambiente acelerado e em constante evolução”.

Mesmo que a vaga esteja aberta, a Neuralink ainda não conseguiu a aprovação da agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) para começar os estudos clínicos sobre os chips cerebrais.

Musk já havia anunciado os chips

Durante entrevista à Cúpula de CEOs do The Wall Street Journal, Elon Musk afirmou que a Neuralink pretende implantar os chips cerebrais em humanos.

O bilionário mostrou ótimos fatos sobre os implantes, mas com uma ressalva por causa da aprovação da FDA.

“Esperamos implantar chips da Neuralink em humanos, que serão pessoas com graves traumatismos na medula espinhal, como tetraplégicos e quadriplégicos”, disse Elon Musk em dezembro de 2021.

“Eu acredito que temos uma chance com a tecnologia da Neuralink de restaurar totalmente as funcionalidades corporais de alguém com algum traumatismo na medula espinhal”.

Em relação à segurança dos testes em humanos, Musk declarou que a implantação em animais conseguiu destacar a segurança dos chips da Neuralink.

Ainda assim, a notícia não trouxe grandes impactos na imprensa internacional, visto que o CEO da Tesla, da SpaceX e da Neuralink, já disse, em 2019, que a empresa iria implantar os primeiros chips em cérebros humanos em 2020.

Acredita-se que o anúncio tenha sido feito antes da pandemia começar e gerar uma crise de semicondutores e outros produtos da indústria tecnológica.

Fonte: Hardware, Canaltech

Como visitar museus de graça na Irlanda

Artigo anterior

Aquário redondo faz mal para peixe?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido