NaturezaNotícias

Neve e chuva congelada são registradas na região Sul do Brasil

0

É oficial! A primeira neve do Brasil foi registrada! O fenômeno atípico por aqui ocorreu nesta terça-feira (17) na região Sul, no município de Urupema (SC). Além disso, em São Joaquim, moradores apontaram a ocorrência de uma chuva congelada. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros ficaram em -2,4ºC.

Apesar desses eventos congelantes, o auge do tempo frio ainda não chegou. Segundo especialistas, o ponto alto deve ocorrer entre quarta-feira e quinta-feira. Por quase todo o Centro-Sul do país, as temperaturas vão cair para valores de um só dígito, em função da massa de ar polar que passa por aqui no momento.

Fonte: Thiago Ghizoni / NSC

Dá-lhe neve!

Ainda que o frio estivesse favorável para dormir, moradores e turistas de Urupema acordaram cedo e subiram o Morro das Antenas. Este ponto alto costuma ser um ponto de contemplação da neve na região Sul, principalmente no mês de maio.

Nesse sentido, este ano ainda não registrou um volume de neve suficiente para fazer bolas de neve ou esculpir anjinho. Porém, meteorologistas apontam que a tendência é que o fluxo dessa precipitação aumente nos outros dias dessa semana.

“A condição de neve para hoje não é somente para o Planalto Sul [de Santa Catarina]. Tem condição também o Meio Oeste e o Oeste catarinense, porque as temperaturas realmente estão bem baixas. Tem umidade, tem tudo disponível para que aconteça o fenômeno. Então, é bastante propício”, explica ao G1 o especialista Marcelo Martins, que atua no Epagi/Ciram.

Fonte: Thiago Ghizoni / NSC

Em síntese, a neve é produzida dentro das nuvens, as quais são mais volumosas em tempos úmidos. Em seguida, para essa formação, é preciso que a neve tenha um ambiente de descida abaixo de zero graus. Nesse sentido, isso é possível em algumas partes da região Sul do Brasil. Nesta terça-feira, também nevou em Ubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC), tendo esta última registrado uma temperatura de -2,4ºC.

Quem está provocando a queda dos termômetros é uma forte massa de ar polar que sobe o Brasil no sentido Sul-Centro-Oeste. Estes bolsões se formam nas condições meteorológicas de outro lugar e se propagam pelo mundo por meio da atmosfera. No caso das massas de ar polares, a produção desse fenômeno ocorre nas zonas mais frias do planeta, onde as temperaturas costumam ficar abaixo de zero.

Chuva congelada

Por outro lado, outro evento típico de temperaturas assim é a chuva congelada. Desta vez, quem recebeu o evento foi o município de São Joaquim (SC), outro da Serra Catarinense, região que combina grandes altitudes com proximidade maior das zonas polares.

Lá neste município da região Sul, os termômetros marcaram -0,12ºC , o que propiciou a formação da chuva congelada. Basicamente, esse fenômeno ocorre quando a neve se forma na nuvem, e ao cair, encontra um bolsão de ar quente que a descongela. Porém, ainda antes de chegar ao chão, uma massa de ar frio atinge aquele gelo derretido e o congela de novo. Neste caso, o que chega ao chão não tem aspecto de neve, e sim de pequenos aglomerados de gelo.

Fonte: Mycchel Legnagi

Segundo César Soares, que trabalha no Climatempo, a meteorologia entende que o inverno já chegou. “É possível que a gente não tenha uma onda de frio tão intensa durante os meses tradicionais de inverno, como junho e julho. A atmosfera já está lidando como se fosse inverno. Então não existe essa transição direta.”

Por isso, as temperaturas vão chegar perto de 0ºC em capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba (região Sul); Belo Horizonte, São Paulo (região Sudeste); Campo Grande, Brasília, Goiânia e até mesmo Cuiabá (região Centro-Oeste).

Da mesma forma, a região Norte, que fica na sempre quente zona equatorial, também vai demandar a retirada de agasalhos do guarda-roupa. Afinal, cidades mais a oeste, como Rio Branco, Porto Velho e Palmas, podem registrar termômetros abaixo de 20ºC, algo incomum na região.

Fonte: G1.

Gata dorme dentro de caixa e percorre 482 km após ser despachada

Artigo anterior

Homem vende cofre sem saber que tinha 126 mil reais dentro dele

Próximo artigo