Curiosidades

No Peru, mais de 700 bebês são registrados com o nome de Pelé

0

O que leva os pais a colocarem os nomes em seu filhos é uma escolha pessoal deles. Nesse ponto, ninguém pode julgar o outro pelo nome que escolheu porque não sabemos quais foram os motivos para aquela escolha. Além do mais, felizmente, somos pessoas bastante plurais.

Uma coisa interessante de se observar é que os nomes, da mesma forma que a moda, seguem tendências. Por exemplo, a escolha de um nome é influenciada por  novelas, filmes e séries que têm um grande papel no comportamento das famílias, e o esporte. Por conta disso que, conforme o tempo vai mudando, os nomes mais populares também se alteram.

E é interessante ver que a influência pode acontecer fora do país de origem de alguém. Por exemplo, de acordo com o Registro Nacional de Identificação do Peru (Reniec), o nosso rei do futebol, Pelé, foi inspiração para vários peruanos em 2022.

Inspiração

JC

O Reniec publicou a lista de nomes escolhidos para as crianças nascidas em 2022, e segundo ela, 657 crianças foram registradas como Pele e 19 como Pelé. Além disso, três recém nascidos foram batizados como de Rey Pelé.

Tiveram também peruanos que quiseram homenagear o Rei do Futebol, mas com seu nome verdadeiro. Conforme mostrou a lista, 48 bebês foram registrados como Edson Arantes, e um deles se chama Edson Arantes do Nascimento.

Dentre todos escolhidos no Peru, o nome mais popular no país em 2022 foi Ronaldo. Ao todo, 30.485 crianças foram batizadas com ele. A influência dos outros nomes peruanos mais usados vieram de outras figuras mundiais e de um país. Foram eles:

  • Shakira (1.787), cantora e compositora colombiana;
  • Maverick (733), fazendo referência ao filme Top Gun: Maverick, estrelado por Tom Cruise;
  • Reina Isabel (533), homenageando a falecida rainha Elizabeth II;
  • Will Smith (123), ator norte-americano;
  • Isabel Segunda (13), também em referência à monarca do Reino Unido;
  • Avatar (7), filme do cineasta James Cameron;
  • Principe Carlos (5) e Isabel II (5), em referência aos monarcas britânicos;
  • Bad Bunny (1), Elon Musk (1), Johnny Deep (1), Meta (1), Qatar (1), Reniec (1), Taylor Swift (1), Tonga (1) e Ucrânia (1).

Nomes mais usados

Lillo

Se no Peru Pelé serviu de inspiração, os mais populares aqui em nosso país não parecem homenagear nenhuma figura importante. Os líderes da lista são Miguel e Maria Alice. Quem divulgou essa lista foi o Portal da Transparência do Registro Civil, com administração da Arpen-Brasil.

O site permite aos usuários a possibilidade de eles buscarem os nomes preferidos por ano em todo território brasileiro. É possível ver as escolhas por regiões, estados e municípios, além de também poder procurar por nomes simples ou compostos.

O nome masculino mais usado pelos brasileiros foi Miguel. Ao todo foram 26.941 certidões de nascimento com esse nome. O segundo lugar ficou com Gael, tendo 25.252 registros. Já com relação aos femininos, Helena perdeu o primeiro lugar que tinha há cinco anos consecutivos. Em 2022, os brasileiros preferiram mais batizar suas filhas de Maria Alice, sendo feitos 24.019 registros.

O que pode ter influenciado essa troca de pódio foram famosos, como Virgínia Fonseca, escolhendo esse nome para sua filha. Além da influencer, a mudança na preferência dos nomes em 2022 sofreu influência de mais famosos. Por exemplo, o youtuber Christian Figueiredo e a influencer Zoo batizaram seus filhos de Maria Alice e Gael, justamente os nomes que aumentaram nos últimos anos.

Além das celebridades, os nomes bíblicos também voltaram à moda. No entanto, não aqueles mais comuns como no passado. Agora, as pessoas estão preferindo nomes como Ravi, Noah, Theo, Liz, Eloa e Isaac.

Ranking

Lillo

Nomes de meninos

  1. Miguel
  2. Gael
  3. Arthur
  4. Heitor
  5. Theo
  6. Davi
  7. Samuel
  8. Bernardo
  9. Gabriel
  10. Ravi.

Nomes de meninas

  1. Maria Alice
  2. Helena
  3. Alice
  4. Laura
  5. Maria Cecília
  6. Cecília
  7. Maitê
  8. Maria Clara
  9. Heloísa
  10. Valentina.

Fonte: Metrópoles, CNN

Imagens: JC, Lillo

Irã monitora novamente o uso de véu islâmico em mulheres

Artigo anterior

Homem com pênis de 48 centímetros não arruma emprego por causa de limitações

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido