Curiosidades

Nokia 3310, o celular clássico pode ganhar nova geração, segundo teaser

0

O celular é um item indispensável hoje em dia. A vida das pessoas pode estar no aparelho e através dele elas são capazes de fazer praticamente tudo. Esse dispositivo já existe há algum tempo, mas claro que não com todos os recursos que se tem hoje. E por existir há um tempo, alguns modelos se tornaram clássicos e representativos de determinado tempo.

Agora, a HMD, empresa responsável por vender celulares com a marca da Nokia, anunciou uma nova geração do celular clássico da marca: o modelo 3310. Esse anúncio foi dado a partir de uma dica em um teaser publicado na rede social da empresa.

Nova geração

Na imagem é possível ver o que parece ser a parte de trás do celular lançado pela Nokia em 2017. Do lado dele tem um balão vermelho fazendo referência à comemoração de um aniversário. Esse lançamento está previsto para acontecer em maio, e o aniversário em questão pode ser o da própria Nokia, já que a empresa foi fundada em maio de 1865.

Antes do 3310 de 2017, a Nokia teve a versão mais tradicional do celular anunciada no ano 2000. Essa era a época do auge da empresa e o modelo foi um grande destaque por ser uma opção clássica com alta resistência e duração de bateria.

Com relação à HMD, ela tem chamado muita atenção desde a última edição da Mobile World Congress (MWC). A empresa disse que irá fazer parcerias com marcas importantes, como a Mattel, para em algum momento lançar um celular flip com inspiração na Barbie.

Além disso, a HMD também seguirá com seus smartphones de baixo custo, com modelos da própria marca ao invés de Nokia.

Modelos

VICE

Muitas pessoas podem achar que lançar uma nova geração desse celular não fará sucesso, mas a realidade não é bem essa. Isso porque, por causa de toda a informação e funcionalidade dos smartphones surgiram os dumbphones, ou celulares burros. Eles nada mais são do que uma versão parecida com os primeiros modelos de aparelhos que existiram, sem aplicativos e sem nenhuma tecnologia de ponta. Esse tipo de aparelho é ideal para as pessoas que buscam um estilo de vida sem querer estar “dentro” da internet o tempo todo.

Em abril do ano passado, Lars Silberbauer, diretor de marketing da HMD Global, deu uma entrevista ao “The Washington Times” e disse que esse tipo de celular é para quem quer simplicidade e uma forma de escapar do cansaço digital.

Esses dumbphones têm tela com uma resolução baixa e um teclado numérico. Alguns modelos são flip, os que abrem e fecham. A digitação nele é através do alfabeto que fica dividido nas teclas de números e para mandar mensagem tem que ser o bom e velho SMS. E o entretenimento desses celulares são joguinhos como o conhecido “jogo da cobrinha”.

A Nokia, da HMD Global, é a pioneira na fabricação desses celulares e tem uma linha específica para o modelo. A linha tem até um slogan: “telefone idiota, escolha inteligente”.

Esses modelos têm uma bateria muito resistente, durando dias. Por isso também que pessoas que querem um dispositivo de backup, para emergência ou para usar em alguma viagem vão atrás deles.

De acordo com a Counterpoint Research, empresa de pesquisa, análise e consultoria estratégica da indústria de tecnologia, o mercado dos dumbphones contribuiu com um pouco mais de 2% de todas as vendas de celulares nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a empresa, em 2022, quase 80% das vendas de celulares burros vieram do Oriente Médio, da África e da Índia.

O consumo desses dispositivos parece estar também entre as celebridades. Tanto é que a cantora Camila Cabello, de 26 anos, disse ter um e ser adepta desse modelo. “Eu sou a revolução do telefone flip da equipe. Talvez eu possa escrever a música tema, pessoal”, escreveu ela em seu Twitter.

Celular

Como dito, existiram os modelos clássicos e hoje existem os celulares mais queridinhos das pessoas, mas qual é o celular mais vendido da história? Provavelmente, as pessoas iriam dizer o iPhone, da Apple, ou o Galaxy, da Samsung, mas as duas respostas estão erradas. Incrivelmente, os celulares que estão no topo dos mais vendidos da história são o Nokia 1100 e Nokia 1110.

Esse fato foi divulgado por Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, na rede social através de uma lista do site VisualCapitalist, baseada nos dados da Wikipedia, Yahoo Finance e Omdia.

Em 2021, o mundo chegou na marca de 7,1 bilhões de celulares, o que é mais de 90% da população do planeta. Dentre os mais vendidos da história, sete aparelhos são da Nokia, sete da Apple e um da Samsung.

O celular mais vendido da história, o Nokia 1100, teve mais de 250 milhões de exemplares vendidos durante seis anos antes de ser descontinuado em 2009. Esse dispositivo era vendido na mesma época que os primeiros smartphones, o Nokia E-series e o iPhone.

O segundo colocado, o Nokia 1110, vendeu 248 milhões de unidades. A partir do terceiro lugar é que o iPhone aparece. Em terceiro está o iPhone 6, com 222 milhões de unidades vendidas, levando em conta a versão normal e a Plus.

Fonte: Canaltech, G1Olhar digital

Imagens: Twitter, VICE, Instagram

Terra está à beira do abismo, diz secretário geral da ONU

Artigo anterior

Como os humanos descobriam plantas tóxicas antes da ciência?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido