Curiosidades

Nos 115 anos de Oscar Niemeyer, veja algumas obras do arquiteto

Oscar Niemeyer foi um arquiteto brasileiro com destaque no mundo inteiro! Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1907, e se tornou um dos pilares da arquitetura moderna. Ele conseguiu, com facilidade, transportar o fluído ao solo, além de brincar livremente com a curva, a beleza e a poesia, mesmo sobre a dureza do concreto.

Oscar nos deixou com 104 anos de idade, mais precisamente em dezembro de 2012. No ano que passou, completou-se uma década desde que Oscar se foi. Ele morreu dez dias antes de completar 105 anos. Se ainda estivesse conosco, o arquiteto estaria com 115 anos de idade. Embora tenha partido, nos deixou muita história por meio de suas obras.

O trabalho de Oscar Niemeyer está espalhado por aí. Em Brasília, por exemplo, serve como um grande museu a céu aberto. Em Niterói fica o maravilhoso Museu de Arte Contemporânea que deixa qualquer um encantado. Já em São Paulo podemos prestigiar o Edifício Copan e o Auditório Ibirapuera. São tantas obras incríveis e nós decidimos listar aqui algumas.

Obras incríveis de Oscar Niemeyer

1. Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília, como é conhecida a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, teve sua construção concluída em 1958. Ela é considerada uma verdadeira obra-prima do arquiteto. Ela fez com que ele vencesse, em 1988, o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura.

2. Congresso Nacional

O Congresso Nacional também fica em Brasília e é compreendido como patrimônio da UNESCO. Essa construção é um dos três edifícios da Praça dos Três Poderes. Sua fama é tanta que o Congresso é referência no mundo inteiro.

3. Sede do Partido Comunista Francês

Esse projeto magnífico fica na Place du Colonel-Fabien, em Paris, na França. Ele foi esboçado em 1965, mas sua conclusão foi apenas em 1971. Oscar Niemeyer não cobrou para desenvolver esse prédio, que é identificado em todo o mundo como um grande projeto arquitetônico.

4. Palácio do Planalto

Essa é a verdadeira Casa do Poder Executivo da capital brasileira. O Palácio do Planalto é onde fica o gabinete do presidente da República, além da Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e Secretaria-Geral. Outro grande projeto genial de Oscar.

5. Centro Cultural Oscar Niemeyer

Esse centro fica em Avilés, nas Astúrias, Espanha. O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi inaugurado recentemente, em 2011. Trata-se de “uma praça aberta ao redor do mundo, um lugar para educação, cultura e paz”, segundo o próprio arquiteto. Esse é o maior projeto de Oscar em toda a Europa. Além disso, é um dos que ele mais se orgulhava.

6. Le Volcan

O Le Volcan foi inaugurado em 1982. Esse é o Centro Cultural de Le Havre e abriga um teatro, um cinema e algumas salas de exposição na cidade francesa Le Havre, no norte da França. Esse é considerado um dos mais importantes centros culturais do país, além de um dos mais célebres edifícios.

7. Sede da Editora Mondadori

A Mondadori é a maior editora da Itália e sua sede fica em Milão. A obra foi inaugurada em 1975 e o seu projeto é inspirado no projeto original para o Edifício do Itamaraty, em Brasília. Segundo o próprio Oscar, esse é o seu projeto mais glorioso em toda a Europa. São cinco andares que abrigam escritórios e redações do grupo editorial.

Fonte: Hypeness

Diogo Silva