Curiosidades

7 patrimônios mundiais que ficam no Brasil

0

Nosso planeta é composto pela diversidade. Em cada canto, podemos encontrar algo diferente e novo para ser visto e contemplado. Seja um hábito de um povo de determinada região, ou um lugar que, de tão bonito, nem parece ser de verdade. Por isso, a existência das Sete Maravilhas do Mundo.

Mas além dessas sete, existem várias outras coisas que são inestimáveis para a humanidade. Quem quiser conhecer algumas delas, pode se basear na lista de patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ela faz o reconhecimento de lugares e marcos de importância para o mundo e para humanidade.

Receber esse título é uma honra. E apenas os lugares que tem uma importância extraordinária histórica, cultural ou natural fazem parte dessa lista. Os lugares passam por um processo de avaliação rigoroso e demorado. Dos 1121 patrimônios mundiais catalogados, 22 estão no Brasil. Desses, 14 são patrimônios culturais, sete naturais e um misto. Eles estão distribuídos em 17 estados. Mostramos aqui alguns patrimônios culturais da humanidade que ficam em nosso país.

1 – Cidade histórica de Ouro Preto

O lugar é considerado um patrimônio porque representa uma obra-prima da criatividade humana. E também é o lar de uma arquitetura barroca com um valor inestimável. A cidade foi o primeiro sitio brasileiro a receber o título.

2 – Centro histórico de Olinda

A cidade foi construída em 1535 pelos portugueses. E Olinda teve um destaque nacional no período de exploração de açúcar. As ruelas com casinhas com fachadas coloridas encantam todos que vão a cidade. Além disso, o centro histórico tem raros exemplares de construções religiosas, como igrejas e conventos, do século XVI.

3 – Centro histórico de Salvador

Os prédios coloridos da primeira capital do Brasil foram tombados como patrimônio cultural em 1985. O Pelourinho, que é um dos mais famosos pontos turísticos. preserva traços importantes da arquitetura portuguesa. As construções do centro de Salvador são basicamente dos séculos XVI e XIX.

4 – Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Esse santuário fica em Congonhas do Campo, em Minas Gerais. Ele foi colocado como patrimônio cultural em 1985. A construção foi erguida na segunda metade do século XVIII e seu interior inspirado no estilo rococó italiano.

5 – Brasília

A construção da atual capital do país foi um marco na história do planejamento urbano. A capital foi criada em 1956 por, ninguém menos, que o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. Os dois queriam que cada elemento dos edifícios oficiais estivessem em harmonia com o design geral da cidade.

6 – Parque Nacional Serra da Capivara

O parque fica na cidade de São Raimundo, no Piauí. Nele, se encontra o maior número de sítios arqueológicos descobertos no Brasil. Esses sítios revelaram e  revelam pinturas e gravuras rupestres e outros vestígios do modo de vida pré-histórico.

7 – Centro histórico da Cidade de Goiás

O centro da Cidade de Goiás entrou para a lista da Unesco em 2001. Ela era conhecida como “Goiás Velho” e foi palco da ocupação e colonização do Brasil no centro-oeste nos séculos XVIII e XIX.

Por mais que a cidade não seja muito citada na história, ela foi a primeira capital do estado goiano por conta da quantidade de ouro que existia. Nesse centro histórico, podem ser visto casarões coloniais e igrejas barrocas.

Isso que acontece com o corpo e o cérebro depois de você ficar acordado a noite toda

Matéria anterior

Túmulos antigos e recinto estranho foram descobertos em Stonehenge

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.