Fatos Nerd

Nova saga da DC sugere que danos mentais de Batman aumentaram

0

Dentre os heróis da DC Comics, Batman com certeza é um dos preferidos. O Homem-Morcego é o conhecido guardião de Gotham City, cidade que tem dimensões parecidas com as de Nova York. E além de proteger sua cidade, Bruce Wayne também tem uma vida como um empresário bem sucedido. 

Por mais que a história do herói seja conhecida, a DC sempre traz novas sagas para colocá-los enfrentando novos desafios. Por exemplo, nessa nova saga de terror que está começando, os heróis têm uma dificuldade extra para derrotar o vilão. Especialmente porque o Batman acabou sendo neutralizado por um dos “mocinhos”. Por conta disso, o Batman, que é um dos que melhor lida com as ameaças, parece estar fora do jogo nesse começo.

A “Knight Terrors: First Blood #1” mostra que o Insomnia está por trás de todo o caso que afetou o universo da DC. Por conta dele, praticamente todo mundo é colocado em um sono profundo e não natural, e não conseguem despertar dele. Somente alguns personagens não foram afetados por vários motivos, dentre eles, Deadman que estava trabalhando com o Batman na Torre Arkam no momento em que tudo aconteceu.

Então, quando o Homem-Morcego é mais uma vítima do vilão, Deadman, que já tinha sido avisado pelo próprio Batman para não possuir seu corpo, se vê obrigado a fazer isso de novo. Logo, o herói fantasma “entra” no corpo de Bruce Wayne para tentar protegê-lo das forças astrais perigosas que o Insomnia liberta.

Por estar em um sono e não conseguir acordar, já é motivo suficiente para que o Homem-Morcego esteja fora do jogo no começo. Mas essa não é sua única batalha. Nesse HQ é possível ver que, como parte do seu treinamento, Bruce Wayne descobriu uma forma de manter sua mente ativa e consciente até mesmo quando ele é atacado em um nível psíquico.

Por isso que, mesmo estando perdido nos seus pesadelos, o Batman está consciente de quem ele é e do que está acontecendo. Em teoria, ele deveria conseguir sair desse transe e controlar o seu corpo. No entanto, como Deadman está no corpo dele, ele não consegue assumir o controle de forma real de si mesmo.

Danos mentais do Batman

Essa saga está no começo, então é claro que o herói deve voltar para a trama em determinado momento. No entanto, a DC está mostrando como a mente de Bruce está se tornando instável nos últimos tempos. Até porque, ele é o herói que mais “anda” pelos cérebros malignos de serial killers, genocidas, maníacos e todos outros tipo de criminosos.

E mesmo que “Knight Terrors: Batman” dê um destaque em como Bruce já está preparado para enfrentar todos terrores e ameaças que estejam em sua mente, pode ser que exista um limite. Por exemplo, a volta recente da sua segunda personalidade mostra que o Batman não está tão mentalmente estável como ele finge estar.

Para os fãs, resta esperar que a trama se desenvolva. Contudo, as histórias estão sugerindo que os danos na mente do herói, que já é perturbado pela morte de seus pais quando ele era novo, podem estar se aproximando de um nível perigoso.

Mais dúvidas

Outra grande dúvida que sempre circundou o Homem-Morcego foi como e quando ele consegue dormir levando a vida que tem como vigilante e empresário. Pode parecer estranho, mas essa pergunta existe e é um grande questionamento à DC há anos. Em vários quadrinhos e também nos filmes vemos o Batman voltando para a Mansão Wayne quando o dia está amanhecendo. E por vezes já foi visto o herói chegar tão cansado que ele deita sem nem tirar o seu uniforme para depois, novamente à noite, vigiando a cidade. Contudo, isso não pode ser tudo, já que se esse fosse o caso, Bruce não conseguiria ter sua vida de empresário, ou nem mesmo uma vida pessoal.

No filme de 1989 de Tim Burton, é mostrado uma outra forma de como o Batman dorme. Ele fica de ponta-cabeça quando vai cochilar, assim como o animal representado por ele. Mas nada indica que essa forma de dormir seja confortável ou reenergizante.

Na virada dos anos 2000, esse questionamento se tornou ainda mais importante. Até porque, nessa época, os espectadores estavam mais exigentes, ainda mais em relação a heróis como o Batman, que não têm super poder.

A questão era tão forte que ela chegou ao set de filmagem de “Batman Begins”, filme de 2005. Nesse longa de Christopher Nolan, a questão é abordada e ele mostra como Bruce tenta dividir a vida pessoal, sua vida de vigilante e conseguir dormir. Tanto é que existe uma cena em que ele é acordado por Alfred às 15h depois de ter passado a noite combatendo o crime.

Em “Batman: O cavaleiro das trevas”, filme sequente, a questão é trazida novamente e um pouco mais desenvolvida. Nesse filme, a cena mostra Bruce perdendo uma reunião importante porque ele perdeu a hora depois de ter precisado dormir mais.

Possível resposta

Geralmente, as histórias do herói tendem a ser mais “realistas”, já que o Batman não tem nenhum super poder. Por conta disso que por volta dos anos 2000, o escritor Grant Morrison encontrou uma maneira científica que explicasse como Bruce dorme. Ele usou a ciência para pontuar o chamado microssono.

Em Batman #682, Alfred está preocupado com o sono de Bruce. Nessa hora, Bruce ativa o seu microssono que, no caso, seriam sonecas pequenas ao longo do dia para que ele consiga se recompor. Ao que tudo indica, ele conseguiu treinar seu corpo e sua mente para fazer isso de uma maneira que sirva para ele se recuperar de forma física e psicológica.

Por mais que esse assunto não tenha sido tão retratado nos últimos tempos nas HQs, existem várias sugestões de que para que o Batman consiga dormir mais ele tem a ajuda dos aliados da BatFamília. Além de Robin, há alguns anos o herói chamou Duke Thomas, conhecido como Sinal, para vigiar Gotham durante o dia.

E nos últimos anos, a DC parece mais preocupada com o legado dos personagens. Por conta disso que a BatFamília tem aparecido mais nas histórias como sendo um rede de apoio para o herói.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

IA usa radiografia para diagnosticar doenças do coração

Artigo anterior

TikTok: novo desafio de pular de barco mata quatro pessoas nos EUA

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido