Curiosidades

Novo golpe do TikTok expõe nudes e rouba dados de usuários

0

A cada dia que passa parece que um novo tipo de golpe é inventado, como esse novo golpe que é feito através do TikTok e é aplicado pelo desafio chamado “Invisible Challenge”. Nele, o usuário da rede social grava um vídeo de si mesmo nu e usa o filtro “invisible body”, “corpo invisível” traduzido, para que seu corpo fique invisível e somente o seu contorno apareça.

Por mais que o “Invisible Challenge” pareça inofensivo, a realidade não é bem essa. O desafio ficou bem popular no TikTok com a tag #invisiblefilter tendo mais de 25 milhões de visualizações.

Contudo, foi justamente toda essa popularidade do desafio que fez com que cibercrimimosos criassem uma maneira de conseguir tirar o efeito que o filtro “invisible body” promete, fazendo assim com que o corpo das pessoas apareça nu no TikTok.

Golpe no TikTok

Olhar digital

Isso foi divulgado em um servidor de Discord com mais de 30 mil pessoas. Então, esses cibercrimimosos fazem com que as pessoas façam seus vídeos do “Invisible Challenge” com um link que leva para um servidor no Discord onde eles conseguem usar o software chamado Unfilter, que tira o efeito invisível do filtro.

Quem descobriu esse golpe foram pesquisadores do Checkmarx. Eles não somente revelaram esses cibercrimimosos que estavam participando do desafio, como também mostraram que o Unfilter colocava um malware que conseguia roubar os dados das pessoas que o usavam.

“As instruções para obter o software ‘Unfilter’ implantam o malware ladrão WASP escondido dentro de pacotes Python maliciosos”, disse Guy Nachshon, pesquisador do Checkmarx.

Roubo de dados

Olhar digital

De acordo com o Bleepingcomputer, quem instala esse software tem seu dispositivo invadido pelo malware “Wasp Stealer Discord Token Grabber”. Esse malware por sua vez consegue roubar as conta Discord, senhas e cartões que estão armazenados no navegador da pessoa, além de também roubar carteiras de criptomoedas e arquivos do computador.

O Unfilter foi divulgado por dois usuários do TikTok, o @learncyber e @kodibtc. Eles divulgaram o software no dia 11 de novembro. Desde então, o estimado é que com a divulgação feita somente por essas duas contas, mais de um milhão de visualizações foram alcançadas. E claro que as contas dos dois usuários já foram suspensas.

Rede social

Cosmopolitan

Assim como esse desafio se tornou muito popular, o TikTok tem vários outros. Alguns são bons, outros nem tanto, e outros podem ser até golpe, como foi visto. No entanto, recentemente um desafio viralizou na rede social que prometia acabar com o “cheiro ruim” da vagina.

Essa trend ficou tão grande que o termo “Boric acid suppositories”, supositórios de ácido bórico, em português, teve mais de 100 milhões de visualizações. Contudo, a ginecologista Lilian Fiorelli, especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia pela Universidade de São Paulo (USP), alertou sobre os riscos dessa tendência.

Dentro da vagina já existem várias bactérias que têm esse papel de proteção. Como se isso não fosse suficiente, a vagina tem uma função “autolimpante”, ou seja, ela não precisa ser lavada pela parte de dentro. A limpeza deve ser somente na vulva.

E é importante saber que a vagina tem seu cheiro porque o pH vaginal é ácido. Consequentemente, o odor é uma coisa normal. E o que o ácido bórico da trend do TikTok faz? Ele é usado em tratamentos de infecções vaginais. “Ele tem uma propriedade antifúngica, antibacteriana. Quando usado, é como se ele ‘zerasse’ a flora vaginal”, explicou Fiorelli.

No entanto, a ginecologista explicou que esse ácido não é o tratamento número um escolhido para tratar tais infecções. “O ácido bórico pode ser um dos tratamentos, mas não é o principal. Ele zera a flora vaginal. Outros tratamentos agem diretamente na causa da infecção, eles tratam a infecção e mantêm a flora vaginal saudável como sempre foi. Em alguns casos, principalmente nos mais recorrentes, de repetição, o ácido bórico vem como aliado no tratamento”, disse ela.

“É preciso tomar muito cuidado com o que vemos na internet. O ácido bórico não é usado como tratamento cosmético e nem para o odor vaginal. Ele é usado como tratamento de infecções. Por isso, é preciso procurar um especialista e não usar qualquer coisa que aparece na internet. Se ela tem um odor ruim ao ponto de precisar usar o ácido bórico para melhorar, ela pode estar com infecção e precisa tratar adequadamente. E talvez esse tratamento não seja o ácido, talvez tenha outro mais específico para a infecção que ela está”, concluiu ela.

Fonte: Olhar digital, G1

Imagens: Olhar digital, Cosmopolitan

Bambi terá um filme de terror que já está em desenvolvimento

Artigo anterior

O fascinante mundo dos pênis dos animais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido