Uma das coisas mais chatas do nosso dia a dia nos tempos atuais é ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ligações e descobrir que, na verdade, é uma ligação de telemarketing. Atender ligações já não é uma coisa que a maioria das pessoas gosta, ainda mais se ela for alguém tentando vender um serviço.
Por isso que, pensando em como ajudar as pessoas a identificarem quais ligações são de telemarketing, a Anatel colocou uma nova regra. A agência prorrogou por mais um ano a medida cautelar que bloqueia quem fizer chamadas curtas, além de anunciar um novo protocolo baseado na tecnologia STIR/SHAKEN. Através dele é exibido na tela do celular qual a empresa que está fazendo a ligação.
Com esse protocolo, a pessoa poderá ver a autenticidade das ligações de telemarketing. Isso porque ele poderá ver o nome da empresa, o logo e até o assunto que a empresa quer tratar na tela do celular.
Conforme a Anatel, esse protocolo se baseia no STIR/SHAKEN, padrão internacional que países como EUA e Canadá usam. Segundo Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, esse padrão deve ser adaptado para ser usado em nosso país por conta da complexidade do sistema telefônico nacional.
Novo protocolo para ligações de telemarketing
Por mais que o STIR/SHAKEN lembre aplicativos de identificação como o Whoscall ou Truecaller, ele funciona de maneira nativa sem que os usuários precisem instalar nada no smartphone ou procurar no site “Qual empresa me ligou”. Outro ponto positivo desse protocolo é que ele dá uma maior segurança na identificação, que é baseada em criptografia e tokens que são gerenciados por uma estrutura operacional e de governança.
Nesse começo, aderir a esse protocolo será opcional, mas ele será oferecido pelas operadoras para os callcenters. E como incentivo ao uso desse protocolo, as empresas que o adotarem e fizerem ligações para celulares não precisarão usar o prefixo 0303.
Em relação às ligações para telefones fixos nada muda. Até porque eles não são compatíveis com essa identificação aprimorada. Nesses casos, o prefixo 0303 continua sendo obrigatório.
O esperado pela Anatel é que as primeiras ligações com esse protocolo sejam feitas ainda esse ano. No entanto, a própria agência pontuou a complexidade de implementar essa tecnologia. Por isso, ela irá ser acompanhada por uma superintendência do órgão.
Melhora da segurança
Usando o STIR/SHAKEN, umas das vantagens principais é conseguir ter a certeza da origem de uma ligação. Além disso, essa tecnologia também evita a prática conhecida como spoofing, que é quando um número que aparece na bina é adulterado. Com esse protocolo, a pessoa saberá exatamente qual empresa está fazendo aquela ligação.
De acordo com a Anatel, foi a própria indústria de callcenters que sugeriu que o protocolo fosse implementado enquanto eles discutiam a respeito do telemarketing abusivo.
Com o protocolo funcionando, a Anatel espera que a efetividade das ligações aumente, visto que o usuário ficará mais propenso a atender a ligação se souber de onde está vindo e não apenas irá ignorar um número desconhecido.
Essa implementação não gerará nenhum custo para os usuários de telefonia móvel. Esse custo irá para os callcenters, já que a tecnologia precisa de um investimento por parte das operadoras.
Bloqueio
Para quem quiser bloquear de vez essas ligações, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, lançou o site e serviço “Não Me Perturbe”. No site, os consumidores podem realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor pode incluir seus números de telefone no portal.
Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.
Segundo informou a Anatel, estudos estimaram que ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação.
Tanto é que, pelo quarto ano seguido, o Brasil liderou o ranking mundial de ligações indesejadas. Esses dados foram apontados pelo levantamento do aplicativo Truecaller, que aponta os locais mais afetados do mundo com chamadas de números desconhecidos ou oferecendo produtos.
Para se ter uma ideia, somente em 2021, entre 01 de janeiro a 31 de outubro, o Brasil registrou cerca de 32,9 chamadas indesejadas por usuário em um mês. Portanto, o bloqueio de ligações é uma coisa necessária em nosso país.
Fonte: Tecnoblog
Imagens: Tecnoblog, Diário do nordeste