O futuro chegou: As “Olimpíadas de Robô” realizadas pela China

Parece filme, mas não é: a China deu início às primeiras Olimpiadas Mundiais de Robôs Humanóides num evento inéd,ito e repleto de expectativa, que reuniu mais de 500 “participantes”, de 280 equipes representando 16 países , incluindo o Brasil.

As Olimpíadas de Robôs

Futebol com robôs

Primeiramente, a Olimpíada começou com uma cerimônia animada onde os robôs dançaram hip-hop, executaram artes marciais e tocaram instrumentos musicais.

No total foram 3 dias de competição que incluíram esportes como:

  • Futebol;
  • Corridas de atletismo;
  • Boxe;
  • Judô;
  • Tênis de mesa.

Esses exemplares de alta tecnologia fizeram funções mais operacionais como triagem de medicamentos e serviços de limpeza.

Max Polter, membro da equipe HTWK Robots da Universidade de Leipzig, mostrou otimismo:

Viemos aqui para jogar e vencer, mas também buscamos pesquisa. Se tentamos algo e não funciona, perdemos o jogo. É triste, mas melhor do que gastar muito em um produto que falhou.

Em campo as cenas impressionaram e divertiram ao mesmo tempo. Entretanto, adversidades como a falta de coordenação fizeram com que alguns colidissem e caíssem durante jogos de futebol e outros rodassem em corridas.

Ainda que tenham havido momentos de recuperação autônoma, a situação arrancou aplausos do público.

Contudo, esses momentos de falha são tão valiosos quanto os de sucesso. Eles fornecem dados cruciais para o aprimoramento dos robôs em contextos reais, como linhas de montagem e ambientes de colaboração industrial.

Enfim, esse evento revela a ambição da China de liderar o campo da IA incorporada com investimentos bilionários direcionados a setores estratégicos como robótica avançada. Especialmente para enfrentar desafios do envelhecimento populacional e da competição tecnológica global.

E você, pagaria para assistir a uma Olimpíada de Robôs ?

Fonte: O Globo

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...