Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece quando se coloca cobre fundido dentro de um coco?

0

O cobre é um dos metais mais antigos conhecidos pela humanidade. Principalmente por causa da Idade do Bronze, lá no período neolítico, quando começou a ser muito utilizado. Alguns pesquisadores afirmam que esse elemento começou a ser minerado há pouco mais de cinco mil anos.

Durante um bom tempo seu custo foi bastante elevado, por acreditar ser difícil achar. Porém, ao se descobrir que era facilmente encontrado, seu preço caiu novamente. Quando se descobriu que o cobre é um excelente condutor de calor, foi destinado ao uso industrial. E, mais uma vez, seu valor monetário se elevou mas, continua sendo bem mais baixo que o do ouro e prata.

Acredita-se que o cobre foi encontrado pela primeira vez na ilha de Chipre, e por isso se símbolo, na tabela periódica é “Cu”, que deriva de cuprum (latim). Possui uma coloração vermelha, levemente amarelada, seu número atômico é 29, seu ponto de ebulição é de 2927ºC (lembrando que o da água é de 100ºC).

Algumas das utilizações do cobre são: equipamentos como tubulações de água e aquecedores solares; condutores elétricos, por exemplo, fabricação de motores e cabos de alta e baixa tensão; quando se mistura cobre e estanho se tem a formação do bronze, assim como, cobre e ouro forma o ouro 18k, esses são exemplos de ligas metálicas; também é bastante utilizado para a produção de utensílios de cozinha, como talheres, panelas, bacias, tachos, etc.

Por ser um elemento multifacetado, algumas pessoas gostam de usá-lo para experimentos. E é exatamente isso que um aficionado por cobre faz. Confira:


O vídeo é autoexplicativo e não possui narração ou legendas. Podemos observar que ele apresenta todo o processo do experimento. Desde abrir o coco e derreter o cobre até o momento que que o retira de dentro da fruta e seu peso.

Se você deseja assistir mais experimentos com cobre acesse o canal Tito4re Channel

Então galera, gostaram da matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar!

7 filmes de ficção científica com erros ridículos que você não reparou

Matéria anterior

Homem é coberto completamente com 120 amoebas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos