Curiosidades

O que acontece se alguém morrer no espaço?

0

Por vários anos, os humanos sonham em viver no espaço. E graças ao lançamento de uma estação espacial, as pessoas começaram a entendê-lo. O mais incrível é que essa ideia não passava de pura ficção científica, décadas atrás. Contudo, algumas coisas são necessárias para que um ser humano consiga sobreviver fora da Terra.

Há mais ou menos 60 anos, desde que a exploração espacial começou, 20 pessoas morreram no espaço. Dessas, 14 foram nas tragédias com ônibus espaciais da NASA que aconteceram em 1986 e 2003; três na missão Soyuz 11, em 1971; e três em 1967 durante o incêndio da plataforma de lançamento da Apollo 1.

Mesmo que tragédias tenham acontecido, por conta de toda a complicação que é um voo espacial, foram poucas pessoas que faleceram até momento. Com o passar do tempo e avanço da tecnologia, os voos espaciais comerciais estão ficando mais frequentes, o que também aumenta a possibilidade de alguém morrer no espaço.

Com isso, várias pessoas se perguntam o que acontece com o corpo de uma pessoa que morre no espaço?

Morte no espaço

Mega curioso

Normalmente, os médicos espaciais e toda sua equipe sempre tentam garantir formas de manter os astronautas saudáveis e que eles sempre estejam o mais saudáveis possíveis para embarcarem nas missões.

Contudo, uma fatalidade pode acontecer. Hoje em dia se uma pessoa morresse em uma missão de órbita baixa da Terra, como por exemplo, na Estação Espacial Internacional, o corpo poderia ser devolvido para nosso planeta através de uma cápsula em algumas horas.

Agora, se a morte fosse na lua, a tripulação e o corpo voltariam para a Terra em alguns dias. E o mais interessante é que a NASA tem protocolos para caso uma tragédia dessa aconteça.

Como, nesses casos, a volta do espaço para a Terra é rápida, a preservação do corpo não está entre as principais preocupações da NASA. A prioridade da agência é garantir que toda a tripulação volte à Terra de forma segura.

No entanto, nem todas as mortes no espaço são iguais. Por exemplo, a realidade seria outra se ela acontecesse em uma viagem para Marte. Nesse caso, a tripulação não conseguiria parar no meio do caminho e voltar para a Terra. Por isso que, o mais provável é que o corpo voltasse para o nosso planeta junto com a tripulação somente no final da missão, alguns anos depois.

Em todo esse tempo, o corpo seria preservado em uma câmara separada ou então em um saco especial para cadáveres. E o corpo provavelmente seria preservado por causa da temperatura constante e a umidade dentro do veículo espacial.

Possibilidades

Olhar digtal

Entretanto, todas essas hipóteses são pensadas se a pessoa morresse em um ambiente pressurizado, como por exemplo, dentro da espaçonave ou de uma estação espacial.

Se o astronauta saísse no espaço sem o traje espacial? Nesse caso, ele morreria quase que instantaneamente. Por conta da perda de pressão e exposição ao vácuo , a respiração do astronauta seria impossibilitada e seu sangue e fluidos corporais ferveriam.

E se o astronauta pisasse na lua ou em Marte sem o traje? No caso da lua, ela não tem atmosfera, enquanto Marte tem uma bem fina e quase sem oxigênio. Por conta disso o resultado seria praticamente o mesmo da exposição no espaço aberto. O astronauta sufocaria e teria seu sangue fervendo.

Enterro

BBC

Tendo como base um cenário hipotético de que o astronauta morreu depois de pousar, já na superfície de Marte, nesse caso, a cremação não é recomendada porque precisa de muita energia que os sobreviventes precisam para outras tarefas. No entanto, enterrar o corpo também não é uma opção porque as bactérias e outros organismos existentes no corpo humano podem contaminar a superfície do Planeta Vermelho.

O que aconteceria, provavelmente, seria a preservação do corpo em uma sacola espacial até que todos voltassem para a Terra.

A realidade é que existem muitas perguntas a respeito de como os astronautas iriam lidar com uma morte na missão e não somente com a questão do que fazer com o corpo. Por isso que, ajudar a tripulação a lidar com a perda e também os familiares na Terra é tão importante quanto saber lidar com o corpo no espaço.

Fonte: Science alert

Imagens: Mega curioso, Olhar digital, BBC

Com fertilidade de mulher de 50 anos após quimio, jovem de 27 vence plano em processo

Previous article

Faustão aguarda transplante do coração: saiba sobre a saúde dele

Next article

Comments

Comments are closed.