Curiosidades

O que acontece se você colocar um ser humano dentro de um micro-ondas

0

O micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita bastante a vida de quem não sabe cozinhar. Ele foi inventado por acidente da década de 1940 e, hoje, é um dos principais aparelhos de nossas cozinhas. Mesmo estando tanto tempo dentro das casas das pessoas, ele ainda é um eletrodoméstico cheio de mistérios e dúvidas sobre ele. Além é claro de ser o centro de histórias bizarras.

Dentre essas histórias estão as de pets que, por algum acaso ou sadismo de seus donos, foram parar dentro do micro-ondas e acabaram explodindo. Pensando no que teoricamente aconteceu com esses animais, se existisse algum micro-ondas grande o suficiente para caber uma pessoa, o que aconteceria com ela? Ela explodiria?

Felizmente,  Esther Inglis-Arkell, do site io9, pensou sobre essa questão e concluiu o que de fato aconteceria com uma pessoa dentro do micro-ondas. E para entender o resultado final é preciso entender como as correntes, ondas eletromagnéticas, e o próprio micro-ondas, funcionam.

Energia

Reviewbox

Quando uma corrente elétrica flui através de um material condutor e ela é constante, essa energia flui de forma uniforme por todo material. Já quando ela é alternada, a energia não percorre todo o condutor uniformemente e seu sentido de movimento varia ao longo do tempo. Além disso, nesse caso, a corrente elétrica tem a tendência de ficar concentrada perto da superfície do material e quase nunca entra em seu interior.

De acordo com Esther, isso é o que se chama de efeito peculiar. Esse efeito fica mais aparente à medida que a frequência aumenta. Ou seja, frequências mais baixas têm um poder maior de penetração. Por isso que quando um material é mais condutivo, e está com uma corrente alternada, sua energia fica mais concentrada na superfície.

É justamente esse efeito que explica o motivo de alguns alimentos ficarem bastante quentes por fora e congelados por dentro depois de saírem do micro-ondas.

Funcionamento do micro-ondas

Seu direito

Para funcionar, o micro-ondas se baseia em várias válvulas eletrônicas que transformam a energia elétrica em ondas eletromagnéticas. As válvulas são chamadas de magnétrons e geram ondas de alta frequência.

Normalmente, essas ondas são de 2,5 gigahertz, ideal para que as moléculas de água nos alimentos a absorvam. Quando isso acontece, ela faz com que essas moléculas vibrem em velocidades bem altas. É isso que gera o calor necessário para cozinhar a comida. Isso mostra que o micro-ondas não cozinha o alimento de dentro para fora.

Na realidade, as ondas penetram aproximadamente uma polegada e meia nos alimentos. E o que age para que dentro do alimento seja cozido são suas propriedades condutoras. Por isso que quanto mais moléculas de água um alimento tiver, mais uniforme ele será aquecido.

Justamente por isso que é melhor cozinhar pedaços grandes de comida ou alimentos congelados em uma potência menor, mas por mais tempo. Dessa forma, eles ficarão cozidos por igual.

Humano no micro-ondas

Assistência técnica MG

Agora que entendemos como o micro-ondas funciona, chegou o momento de saber o que aconteceria se uma pessoa estivesse dentro dele. De acordo com Esther, a experiência não seria nada boa. Contudo, se o micro-ondas for do tipo que as pessoas têm em casa, os danos causados, na maior parte, seriam superficiais.

Se uma pessoa fosse colocada dentro do eletrodoméstico é bem provável que ela não ficaria nele por muito temp. Ou seja, ela ficaria exposta a potências altas por menos tempo. Por conta disso, os órgãos internos não seriam cozidos.

No entanto, como os olhos têm uma concentração maior de água quando comparado com outros órgãos, o mais recomendado é que a pessoa ficasse com eles bem fechados.

Fonte: Amambai notícias

Imagens: Reviewbox, Seu direito, Assistência técnica MG

Nessa cidade os 6 mil moradores vivem na mesma rua

Artigo anterior

36 sites de pirataria de anime são fechados no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido