Curiosidades

Usar micro-ondas pode causar câncer? Isso é o que a ciência diz

0

A maioria das pessoas já ouviu a máxima de que cozinhar é uma arte. Mas alguns eletrodomésticos vieram para facilitar a vida de quem não sabe cozinhar, como por exemplo, o micro-ondas. Ele foi inventado por acidente da década de 1940 e, hoje, é um dos principais aparelhos de nossas cozinhas. O eletrodoméstico significa conveniência para cozinhar e reaquecer alguns alimentos.

Mesmo que ele seja um eletrodoméstico prático, muita gente acredita que o micro-ondas pode causar câncer. Contudo, não existe na leitura científica um estudo concreto a respeito disso. No entanto, alguns pontos podem ser considerados.

O micro-ondas trabalha com a radiofrequência. Essa é a mesma radiação que está presente no celular e nas portas giratórias de bancos ou shoppings. Para que uma onda magnética tenha o potencial de gerar câncer, ela tem que, primeiro,  ser capaz de atravessar as paredes das células da pele para, dessa forma, encontrar o DNA celular e induzir as mutações genéticas ou danos desse tipo.

Micro-ondas

UOL

O que determina se uma onda magnética irá ou não ter esse poder é o seu tamanho. As que têm um comprimento extremamente pequeno são as mais perigosas para induzir a formação da doença. Esse é o caso das ondas ultravioletas, raio-X e raios-gama. Elas têm comprimento suficiente para causar câncer.

Agora, as ondas do micro-ondas não têm essa mesma capacidade. Além do mais, o eletrodoméstico é construído com técnicas que impedem que a radiação vaze. O que geralmente pode estar relacionado ao câncer, com relação ao uso do micro-ondas, seria o aquecimento de alguns recipientes dentro dele.

Já se constatou cientificamente que vários plásticos liberam hormônios específicos quando são aquecidos. E no micro-ondas esse problema pode ficar ainda maior por conta do calor nele ser mais concentrado.

Recomendações

Escola educação

Então, o recomendável é evitar esquentar mamadeiras, vasilhas de plásticos e compartimentos do tipo no eletrodoméstico. Até mesmo os plásticos com o selo de isenção do Bisfenol- A, que é um componente tóxico, não dão uma segurança. Isso porque existem outros elementos que podem liberar hormônios que serão transferidos ao alimento depois.

Esse mesmo cuidado também precisa acontecer com os recipientes de comidas congeladas e processadas. Nesses casos, coloque os congelados em pratos e utensílios de vidro e então os aqueça.

Um ponto importante a ser destacado é que o micro-ondas tem um prejuízo em relação a outras formas de cocção. O eletrodoméstico faz com que o alimento perca nutrientes, já que o processo de aquecimento dele é rápido.

Não colocar

Casa e jardim

Por mais que o micro-ondas facilite a vida das pessoas, ele também pode ser um perigo. Perigo esse que às vezes é subestimado. Nos EUA, a National Fire Protection Association (NFPA) relata que aproximadamente metade dos incêndios domésticos são causados por acidentes com o micro-ondas.

Para que isso seja evitado, existem algumas coisas que nunca podem ser colocadas no micro-ondas, uma delas é isopor. Não se pode levar os copos de isopor, tigelas e qualquer outro recipiente ao micro-ondas nem que por somente alguns segundos. Isso porque o poliestireno é um tipo de plástico que não resiste às temperaturas altas.

Muitas vezes, as pessoas podem usar copos ou garrafas de aço inoxidável sem se dar conta do material e colocá-las no micro-ondas. Isso não pode ser feito porque, esse tipo de material não apenas bloqueia o calor de aquecer o que estiver dentro dele como também danifica o eletrodoméstico.

Outra coisa para nunca se colocar é papel alumínio. Ele é um metal, logo, não se deve levá-lo ao micro-ondas. Se você quiser aquecer as sobras de uma refeição que estiverem embrulhadas em papel alumínio, retire-as dessa embalagem e coloque no micro-ondas. Se colocado no aparelho, o papel alumínio pode pegar fogo.

E pode parecer meio estranho, mas não colocar nada dentro do micro-ondas e por algum motivo ligá-lo também não é recomendável. Isso porque quando não existe nada dentro dele para absorver as suas micro-ondas, o eletrodoméstico pode pegar fogo. É quase certo que se você ligá-lo sem nada dentro ele irá sofrer danos.

Fonte: Metrópoles, MSN

Imagens: UOL, Escola educação, Casa e jardim 

Mulheres são presas após furto de R$ 18 mil em azeite de oliva e creme de avelã

Artigo anterior

Funcionário sofre acidente e fica pendurado a 100 metros de altura

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido