CuriosidadesHealth

O que é a febre interna?

0

Muitas pessoas costumam dizer que estão tendo uma febre interna quando sentem que o corpo está muito quente, mas o termômetro não aponta um aumento na temperatura corporal. Em casos como esse, a pessoa pode até mesmo ter os sintomas presentes em uma situação real, como o mal-estar, calafrios e suor frio. Porém, o termômetro marca entre 36 a 37ºC, o que não indica febre.

Apesar desses fatores, cientificamente a febre interna não existe. Ela seria apenas uma forma popular de expressar que a pessoa está sentindo os mesmos sintomas que uma febre comum, porém não tem uma elevação de temperatura que possa ser sentida com a palma da mão ou usando um termômetro.

Principais sintomas da febre interna

iStock

Mesmo que cientificamente a febre interna não exista, a pessoa pode sentir alguns sinais e sintomas comuns de uma febre real, que ocorre quando a temperatura corporal atinge níveis superiores a 37,5ºC. Entre os sintomas estão a sensação de calor, suor frio, mal-estar, dor de cabeça, cansaço, falta de energia, arrepios ao longo do dia ou calafrios, um mecanismo do corpo que gera mais calor quando sentimos frio. 

Porém, na febre interna, mesmo com todos esses sintomas, a temperatura corporal segue marcando o nível ideal. Por isso, é importante que a pessoa esteja atenta à duração dos sinais e se persistir, pode ser preciso buscar um médico especialista e fazer os exames necessários para identificar o motivo. A partir disso pode ser iniciado o tratamento certo.

O que causa a febre interna

Reprodução

Entre as causas, destacam-se as questões emocionais como estresse e crise de ansiedade, e a ovulação da mulher durante o período fértil. Porém, a sensação da febre interna também pode ser sentida após realizar exercícios físicos, como carregar objetos pesados, subir escadas, ou correr. Nesses casos, a temperatura corporal costuma voltar ao nível ideal após alguns minutos de descanso.

Além disso, no começo de uma gripe ou resfriado, pode-se apresentar sintomas de mal-estar, cansaço e sensação de peso no corpo, o que às vezes é chamado de febre interna. Se esse for o caso, pode-se tomar remédios naturais, como um chá de gengibre quente.

O que fazer se tiver os sintomas

Super Farma

A primeira coisa que deve ser feita após sentir os sintomas da febre interna é tomar um banho morno e descansar. Isso porque a causa da sensação pode ser devido ao estresse ou crises de ansiedade, que podem provocar uma tremedeira em todo corpo.

Além disso, só é indicado o uso de medicamentos para abaixar a febre caso tenha orientação médica ou se o termômetro marcar pelo menos 37,8ºC. Se a febre interna não aumentar a temperatura, não se deve tomar nenhum medicamento, porque assim estará tomando remédio para uma febre inexistente. Se for preciso, deve-se retirar até mesmo o excesso de roupa e tomar um banho para aliviar o desconforto.

Ressaltamos que, se os sintomas persistirem, deve ser procurado o médico para fazer um exame clínico e identificar o que está ocorrendo. Entre eles estão exames físicos como de sangue e urina, assim como o raio-x do tórax. Isso com o objetivo de identificar se a pessoa possui alguma alteração pulmonar que pode provocar os sintomas da febre interna.

Também, deve-se procurar o médico se, além do sinal de febre interna, apresentar sintomas como tosse persistente, vômito, diarréia, feridas na boca, desmaio, sangramento ou diminuição de atenção. Ainda é necessário notar se a temperatura corporal realmente aumentou e se está marcando acima de 38ºC.

Vale lembrar que é importante relatar ao médico todos os sintomas e quando eles começaram. Assim como relatar se mudou algo na sua rotina, como alimentação, produtos ou viagens. Em casos de dor, é necessário explicar em qual local está sentindo, quando começou e qual a intensidade.

Fonte: Tua Saúde

Gaia: a cadela brasileira considerada “genial”

Matéria anterior

Begônia de três metros é descoberta no Tibete

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos