Natureza

Begônia de três metros é descoberta no Tibete

begônia
0

Begônias não são plantas inusitadas, uma vez que diversas pessoas possuem exemplares em suas casas e as usam como itens de decoração. No mundo, existem mais de duas mil espécies dessa planta. No entanto, um novo tipo de Begônia, totalmente diferente das demais, foi descoberta recentemente. 

Descoberta em 2020 no Tibete, a Begonia giganticaulis é mais alta que um humano. Para registrar a descoberta, pesquisadores chineses encontraram um espécime medindo 3,6 metros de altura e mais de 2 metros de largura. Essa nova espécie cresce em encostas sob florestas ao longo de riachos a uma altitude entre 450 e 1400 metros. 

Segundo os cientistas, a espécie é a mais alta já encontrada na Ásia e possivelmente em todo o mundo. Para medir corretamente, os cientistas tiveram que subir em cima de um veículo. Já para transportar a planta para análise em laboratório foi necessário cortá-la. Depois de estudada, ela foi exibida pela primeira vez ao público na primeira exposição de begônias no Jardim Botânico Chenshan, em Xangai, na China. 

Nokia News

A Begônia foi reconstituída para exibição em forma seca, o que reduziu sua altura para 3,1 m. O espécime está concorrendo ao Guinness World Records, o livro dos recordes. Por ser encontrada de forma escassa pelo sul do Tibete, ela foi caracterizada como “ameaçada de extinção” pela Classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). 

Outros tipos de Begônia

As espécies mais comuns de Begônia são bem menores do que a recém-descoberta. Por esse motivo e pelas cores vivas e atraentes, essas plantas são comumente usadas em jardins e em decorações. Além disso, são plantas de fácil cultivo e com flores coloridas. 

A Begônia Rex é uma das mais comuns entre a família das Begoniaceae e encanta pela beleza de suas folhagens que passam pelas tonalidades de verde intenso, vermelho, bordô e prata. Por serem de origem tropical, não se desenvolvem bem em ambientes com temperaturas baixas.

A temperatura ideal para o desenvolvimento da espécie varia de 21ºC a 24ºC. As folhas se assemelham a corações e são um tanto quanto ásperas, enquanto as flores tendem a ficar escondidas na folhagem. Uma curiosidade a respeito dessa planta é que, na Alemanha, ela é usada para presentear pessoas na época do natal.

Pixabay

Já a Begônia Venosa apresenta características diferentes da anterior. Ela possui um aspecto rústico, mas as folhas são aveludadas e macias. A Begônia metálica, por sua vez, é um tanto quanto curiosa. Trata-se de uma espécie nativa do Brasil e que pode atingir até 1,5 metros de altura. Ou seja, essa planta adquire proporções maiores do que as anteriores e, sendo assim, não costuma ser usada em decorações. Apesar disso, é bastante cultivada em jardins.

begônia

Pinterest

Uma outra espécie muito atrativa de Begônia é a tuberosa, que pode ser encontrada nas cores branca, amarela, rosa e vermelha. A planta apresenta pétalas largas, grandes e achatadas, com folhas ovais e verdes que chegam a cerca de 20 centímetros de comprimento.

É uma espécie bastante sensível à luz solar e, por conta da sensibilidade, pode desenvolver uma doença comum às plantas, que é o míldio. A doença é caracterizada por manchas de coloração verde-claro e amarelo na parte superior das folhas.

Pinterest

O que é a febre interna?

Matéria anterior

Pegadas sugerem que neandertais escalaram um vulcão

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos