Curiosidades

5 alimentos para te ajudar a combater o estresse

0

Você, provavelmente, já se estressou alguma vez na vida. O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando nos estressamos, o nosso corpo entende que está sob ataque. Assim, muda para o modo “lutar ou fugir”. Ele libera uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas. Essas são: adrenalina, cortisol e norepinefrina, o que prepara o corpo para a ação física.

O estresse também é aquela falta de paciência que ficamos após um dia cansativo, onde só queremos chegar em casa e não ter contato com ninguém. Esse é o modo popular de ver esse mal.

Infelizmente, o estresse é uma coisa comum na rotina agitada que a maioria das pessoas tem. Tanto que essa rotina pode fazer com que a pessoa tenha uma falta de tempo para as coisas. Como por exemplo, ter uma má alimentação.

De acordo com uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. E sabemos que motivos para isso não faltam.

Como o estresse pode causar problemas para a saúde, o importante é focar em como combatê-lo. A nutricionista, Cyntia Maureen, mostrou como a alimentação pode ajudar a aliviar o estresse. “Alimentos ricos em triptofano aliviam seus sintomas, pois é precursor da serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem estar, contribuindo para a melhora do humor e aumento da disposição”, explicou.

Ela deu cinco dicas de alimentos que cumprem esse papel. Mostramos aqui quais são eles.

1 – Aveia

A aveia é rica em triptofano, por isso ela consegue espantar o cansaço, dá uma sensação de saciedade e consegue destruir os radicais livres relacionados ao estresse. Além disso, esse alimento também favorece a prevenção de doenças cardíacas.

Uma boa forma de consumir a aveia é na granola. A nutricionista ainda afirma que é uma excelente ideia consumi-la quando a pessoa está tendo um pico de estresse.

2 – Banana

“Uma das frutas mais ricas em triptofano, o principal aminoácido precursor da serotonina, e B6”, ressaltou Cyntia. O simples fato de comer uma banana pode diminuir a ansiedade e irritabilidade de alguém. Fazendo com que a pessoa relaxe a mente e melhore o humor. Combinar a banana com a aveia é ótimo para o controle do estresse.

3 – Abacate

A fruta também é uma fonte de triptofano e rica em ômega 3. O abacate aumenta a imunidade, previne doenças e consegue combater a ansiedade. “O fruto possui uma boa gordura, capaz de auxiliar em diversas disfunções mentais. Mas cuidado com os excessos, pois é uma fruta bastante calórica e não deve ser consumida livremente”, explicou a nutricionista.

4 – Frutas cítricas e vermelhas

Dentre as várias possibilidades estão: a laranja, tangerina, morango, as berries e outras frutas ricas em vitamina C e antioxidantes. Elas irão conseguir manter os níveis de cortisol controlados, além de fortalecerem o sistema imunológico das pessoas.

“Como o cortisol é um hormônio fortemente liberado durante os picos de estresse, é preciso algo que ajuste seus níveis e as frutas contribuem grandemente para isso”, ressaltou Cyntia.

5 – Folhas verde-escuras

Alimentos como espinafre, couve e brócolis são ricos em ácido fólico. Esse ácido tem componentes que ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o bom funcionamento das células. De acordo com Cyntia, o recomendável é que as pessoas consumam essas folhas verde-escuras pelo menos três vezes na semana. Fazendo isso, elas conseguirão ajudar no controle do estresse.

Por fim, Cyntia diz que, além dos alimentos que devem ser incluídos na rotina, exercícios físicos também são importantes. Outros pontos que ajudam nesse controle do estresse são: beber água suficiente, dormir bem e pegar um pouco de sol.

“Não adianta recorrer a esses produtos após os picos de estresse, é necessário seu controle para uma vida saudável”, concluiu ela.

7 atores que ficaram marcados por um papel, mas são mais que isso

Matéria anterior

7 famosos que sofreram com a perda de um filho

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.