Entretenimento

O que é a Síndrome de Burnout?

0

A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo estado de tensão e estresse em excesso. O distúrbio psicológico está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). O transtorno também pode ser conhecido como síndrome do esgotamento mental profissional. Isso porque quase sempre está ligado a uma pressão por desempenho extremo.

No entrando, o quadro de Burnout não começa do nada, ele acontece após vários episódios em que os limites pessoais são ultrapassados. Além disso, a situação é comum na rotina de vários atletas de alto desempenho, principalmente em competições em que os olhos de todo o mundo estão voltados, como olimpíadas, por exemplo. Outras profissões que costumam acarretar isso são da áreas de educação, saúde, jornalistas, cuidadores, advogados, policiais e bombeiros.

Principais causas da Síndrome de Burnout

Clínica Adventista de Porto Alegre

Os motivos para a Síndrome de Burnout são vários, no entanto, existem situações que podem desencadear a situação. Um desses fatores são ambientes com muitas cobranças, alta demanda de trabalho e longas jornadas de trabalho.

Vale lembrar que muitas dessas situações podem acontecer na rotina de trabalho. Porém, não é apenas um motivo que desencadeia a síndrome, pois depende de situações individuais de cada ser.

A síndrome também pode ser influenciada por problemas com familiares e relacionamentos. Essas situações podem provocar um desequilíbrio interno. Assim, uma única experiência se torna um gatilho para o surgimento do transtorno.

Sintomas da síndrome de Burnout

SER

A International Stress Management Association (ISMA), em uma pesquisa realizada no ano de 2020, mostrou que 30% dos profissionais relataram sofrer cansaço e estresse intenso relacionados à vida profissional. Conforme os dados, cobranças diárias para melhor desempenho, competitividade e qualificação os deixam estressados ao ponto de se sentirem doentes mental e fisicamente.

Alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout são insônia, apatia, dificuldade de concentração, baixa autoestima. Além disso, o corpo físico também apresenta sinais como fadiga, dor muscular, alergia, pressão alta, dor de cabeça, falta de ar e outros.

Tratamento para a síndrome de Burnout

Isto É

Antes de começar um tratamento é necessário realizar um diagnóstico preciso. Por isso, é recomendável procurar um psicólogo ou psiquiatra para identificarem o problema.

Durante a sessão, o profissional pode usar o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) para identificar a síndrome. Com isso, o psicólogo poderá identificar as estratégias para tratar a Síndrome de Burnout.

O tratamento ideal é realizado de forma individual, dependendo do grau de cada situação.

Impactos da Síndrome de Burnout na vida das pessoas

FIA

As pessoas que apresentam a Síndrome de Burnout costumam sentir exaustão e desgaste intenso. Apesar de ter uma ótima noite de sono, as pessoas acordam cansadas e sem energia para a sua rotina diária.

Além disso, as pessoas podem ter uma rotina de trabalho prejudicada devido às dificuldades para realizar tarefas básicas. Também é comum apresentar pouca concentração, raciocínio mais lento e outros fatores.

Se você sente que está passando pela Síndrome de Burnout é recomendado buscar ajuda profissional. Com isso, poderá ser identificado o diagnóstico e o tratamento ideal para a sua situação

Fonte: Educa Mais Brasil, Omni Hypnosis

 

Alianças: como surgiu a tradição

Artigo anterior

Por que Whisky velhos são mais caros?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido