Curiosidades

Por que Whisky velhos são mais caros?

0

Os amantes de whisky acreditam que a idade da bebida é um fator importante para o seu gosto. Muitos levam a sério que para ser um whisky precisa-se de pelo menos 8 anos de idade.

Como diria o poeta Vinícius de Moraes: “O whisky é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado”. Por isso, vale a pena entender por que a idade da bebida é um fator tão determinante para o seu gosto assim como os outros pontos importantes para o seu sabor.

Qual a importância da idade de um whisky?

Área H

A idade de amadurecimento é tão importante para a bebida que para ser considerada um whisky é necessário que ela tenha pelo menos três anos. No entanto, raramente será encontrado um whisky que agrade seus entusiastas com apenas três anos. Isso pode ser explicado porque os whisky mais novos possuem maior sabor metálico, sendo desagradável ao paladar.

Para perder esse sabor metálico é importante que a bebida passe anos amadurecendo dentro dos barris. Quanto mais velho, mais agradável é o sabor, tornando-se mais amadeirado devido ao barril que está armazenando a bebida.

Para um whisky ser visto como bom ele precisa ter pelo menos oito anos. É importante informar que garrafas de whisky que não possuem a idade no rótulo é porque geralmente a bebida tem menos de oito anos.

Fatores determinantes na qualidade do whisky

Empório Museu da Gula

Além do tempo de amadurecimento, existem outros fatores determinantes para a qualidade da bebida. Dois deles são a região em que a bebida é produzida e o barril de maturação.

O primeiro pode ser o que mais influencia na qualidade do produto. A região em que a bebida é produzida determina os fatores que mais definem a sua qualidade, como a água, o clima e a turfa. Isso explica o porquê de os whiskies escoceses serem tão famosos. Os fatores naturais do país são os ideias para a produção da bebida.

Até mesmo pessoas que não são especialistas na bebida podem perceber a diferença de sabor de whiskies produzidos em regiões diferentes. 

Outro fator importante para definir a qualidade do bebida é o barril em que ele é armazenado durante a maturação. Isso porque o álcool presente no whisky absorverá o sabor da madeira do barril. Por esse motivo, a madeira escolhida no processo é tão importante. Geralmente, o material escolhido é o carvalho.

É importante entender que a bebida ganha cerca de 60% do seu sabor baseado no barril em que está armazenado. Devido a isso, muitas das classificações dependem da madeira usada e de sua qualidade de flambagem e queima.

Diferença entre o single malt e o blended whisky 

Review AZ

O rotulado whisky single malt é feito com 100% de cereais maltados vindos de uma única destilação. Ele pode apresentar saberes diversos conforme cada processo. Geralmente, eles utilizam a cevada e são associados à Escócia, mesmo sendo produzidos em diversos países.

Enquanto isso, o blended whisky é feito a partir de uma mistura de destilações variadas. Algumas formas são whiskys de grãos de cereais não maltados e whisky de maltes. Eles são vindos de destilaria diversas.

Idades do Whisky

My Best

Para ser considerado whisky, como foi dito, deve-se ter pelo menos três anos de maturação em barris. 

Os whiskies que possuem oito anos são classificados como standard whiskys, como exemplos temos o Red Label, Ballantine’s Finest, The Famous Grouse, e outros.

Já os whisky 12 anos ou premium é um blended whisky amadurecido durante 12 anos. Isso significa que nenhum ingrediente apresentado tem menos de 12 anos.

Enquanto isso, os Ageds ou whiskys envelhecidos é a categoria para a bebida que tem amadurecimento de, no mínimo, 15 anos. 

Vale lembrar que quanto maior a idade do whisky mais caro ele é. Esse valor alto leva em consideração que durante o amadurecimento em barris seu líquido acaba evaporando. Para se ter uma noção, em trinta anos, metade do barril acaba evaporando.

Fonte: Manual do Homem Moderno, Chapiuski

O que é a Síndrome de Burnout?

Matéria anterior

NASA confirma o lançamento de James Webb

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos