Curiosidades

Alianças: como surgiu a tradição

0

As alianças são uma tradição passada de geração para geração. Muitos começam a usar o anel, que simboliza o compromisso, assim que começam a namorar, enquanto outros escolhem esperar para usar como compromisso de noivado ou de casamento. Porém, não importa quando decidam usar, todos têm como objetivo representar a união dessas duas pessoas. Vale ressaltar que a própria palavra origina de alligare (latim) e remete a ligação a alguma coisa.

Se você quer saber como surgiu a tradição e como ela se tornou tão popular continue lendo o texto a seguir.

Qual a origem da tradição do uso de alianças?

Walters Art Museum/Wikimedia

Como muitas outras tradições da sociedade, essa foi originada pelos egípcios e hindus. Há aproximadamente 3.000 a.C., casais já utilizavam o anel para simbolizar a aliança. O objeto circular significava algo que não tinha fim. Atualmente, a significação é similar, já que representa o amor contínuo entre o casal, simbolizando amor, fidelidade e cumplicidade.

Anos depois, em 3 a.C., Alexandre o Grande invadiu o território egípcio e com isso a tradição foi introduzida na Grécia.

Foi na Grécia onde começou a tradição de se usar a aliança no anelar esquerdo. Isso porque os gregos acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda teria uma veia que levava direto ao coração. Por esse motivo, começaram a usar um anel de ferro imantado desse dedo. O objetivo era que os corações dos casais estivessem sempre atraídos um pelo outro. De acordo com a acupuntura, existe um meridiano, o do coração, que passa pelo quarto dedo da mão esquerda.

Já os romanos, provavelmente, adotaram o hábito de utilizar aliança após conquistarem a Grécia. E devido à conversão do mundo greco-romano ao cristianismo, a utilização da aliança no anelar esquerdo tornou-se obrigatória aos que se casavam.

A tradição foi oficialmente incorporada à Igreja Católica no século 9, com o Papa Nicolau I. Para a igreja, o anel representa, como vimos anteriormente, o amor, o compromisso e a fidelidade do casal assumido um com o outro e com Deus. Enquanto o formato circular representa algo que não tem fim.

Já no século XVI, o casamento civil foi considerado obrigatório para a igreja de Roma. As flores, como buquês, e as coroas de espinhos eram para espantar os maus espíritos. Depois, começaram a utilizar o véu, em referência à deusa greco-romana Vesta. A deusa é protetora do lar e simboliza a honestidade e a pureza.

Hoje em dia, a aliança é utilizada por casais independente das crenças e costumes. Diferente da de casamento, a de noivado deve ser utilizada na mão direita. A mudança da aliança para a mão esquerda significa compromisso definitivo, isso porque ela fica mais próxima ao coração.

Com isso, o material começou a simbolizar a ligação física e espiritual entre duas pessoas que compartilharão todos os momentos, bons e ruins.

O anel utilizado pelo homem contém o nome da esposa e o da mulher o do marido.

Um os casos mais famosos e antigos do uso de aliança aconteceu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Áustria, presenteou Mary Burgundy com um anel de diamante. Com isso, popularizou a tradição dos anéis de noivados de brilhante.

Tradição das alianças na China

Poésie

Para a China, o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda tem uma explicação bem distinta. Ao juntar as duas mãos com os dedos retos, similar ao gesto para rezar, e dobrando apenas os dois dedos do meio para dentro, unindo as palmas das mãos, é possível separar todos os dedos, menos os anelares.

De acordo com a cultura chinesa, cada dedo representa um membro da família. Os polegares representam os pais, o indicador os irmãos, o médio representa você, o anelar o companheiro e o mínimo os filhos. Isso justifica a separação de todos os outros dedos menos dos anelares. Pois ao se casar podem se separar dos pais, os filhos e irmãos, mas a união do casal é inseparável.

Veja alguns tipos de aliança

MAGG

Namoro: o anel simboliza um compromisso que busca ser duradouro. Esta é usada para representar uma união estável. O anel costuma ser da cor prateada, feito de prata, e é utilizado na mão direita. Também pode ser personalizado para ficar mais a ‘cara’ do casal.

Noivado: Tradicionalmente utilizado nos Estados Unidos, normalmente o noivo presenteia a noiva com o anel de noivado durante o pedido de casamento. O anel costuma ser utilizado no anelar esquerdo. Algumas noivas, após o casamento, transferem o anel para o anelar esquerdo e outras utilizam a joia junto com a aliança.

Casamento: A aliança de casamento é a mais tradicional entre os modelos apresentados. Normalmente, é trocada pelo casal durante a cerimônia. Em geral é feita em ouro, mas pode ser personalizada.

Fonte: Jovem Pan, Alianças Gold, Lincoln Joias

O homem que morou em um shopping

Artigo anterior

O que é a Síndrome de Burnout?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido