Curiosidades

O que é bom para azia?

0

A azia está entre os problemas mais comuns das pessoas, embora seja extremamente desconfortável. Sentir aquela queimação no estômago pode deixar qualquer um totalmente irritado e sem vontade de fazer qualquer coisa. Diante de tal problema, sempre procuramos por soluções rápidas e nos arriscamos em medicamentos manipulados, farmacêuticos ou, como muitos optam, remédios caseiros.

Chá de gengibre, suco de melão ou infusão de alteia, por exemplo, estão entre os medicamentos mais comuns, visto que realmente trazem uma sensação de alívio mais rápida. Isso acontece porque os três exemplos citados possuem propriedades anti-inflamatórias e antiácidas. Isso ajuda a diminuir a inflamação, a acidez e ainda protege a mucosa do estômago. Você provavelmente já sofreu com isso, certo?

Então, por que não preparar uma listinha perfeita para seguir quando for novamente atacado pelo mal da azia? São vários os métodos de lidar com isso. Então, confira conosco algumas formas de acabar com a azia.

Remédios bons para lidar com a azia

1. Água com bicarbonato

Quando diluído, o bicarbonato tem um ótimo efeito alcalinizante no tubo digestivo. Ele pode neutralizar rapidamente o ácido no estômago, o que melhora aquele desconforto causado pela azia. Só é preciso meia colher de chá de bicarbonato e um copo de água.

Com isso e mãos, basta misturar os ingredientes e tomar a mistura lentamente em pequenos goles. É importante lembrar que o uso de bicarbonato não deve ultrapassar 3 colheres de chá por dia. Além disso, não pode ultrapassar 2 dias de uso por semana. O uso constante pode trazer danos ao estômago, que começará a produzir mais ácido.

2. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa possui muitas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antiulcerosas. Além de diminuir a produção de ácido no estômago, ainda melhora na má-digestão. Para preparar o medicamento, só é preciso 1 xícara de água e 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Com isso separado, ferva a água e adicione a espinheira-santa. Espere por pelo menos 10 minutos antes de coar. Lembrando que esse chá se toma puro, sem adoçar, e não deve ser tomado por crianças menores de 12 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando, visto que pode diminuir a produção do leite.

3. Chá de funcho

O funcho possui estragol, anetol e alcânfora na composição. Age no organismo como um anti-inflamatório, analgésico e ajuda no sistema digestivo quando tomado. Isso alivia os sintomas de azia, auxiliando no esvaziamento do estômago. Para o preparo, uma xícara de água fervente e 1 colher de sopa de sementes de funcho.

Adicione as sementes na água, tampe e deixe por pelo menos 15 minutos. Depois desse tempo, só coar e beber, de preferência 20 minutos antes da refeição. O chá de funcho não deve ser usado por gestantes, pois há risco de aborto.

4. Suco de pera

O suco de pera é bastante rico em substâncias anti-inflamatórias, o que combate a inflamação no estômago. Além disso, a bebida ainda é rica em fibras e água, o que ajuda na saúde digestiva. Para preparar são necessárias duas peras maduras, 3 gotas de limão e 250 mL de água.

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar tudo muito bem. As gotinhas de limão ajudam para o suco não escurecer. Beba duas vezes por dia ou quando surgirem as queimações no estômago.

5. Suco de babosa

Babosa é ótima para muitas coisas, inclusive azia. Isso porque tem ação anti-inflamatória e calmante, o que reduz de forma considerável a queimação no estômago. Basta usar a polpa aquosa encontrada na folha da babosa para o preparo.

Após tirar o líquido baboso, adicione 100 gramas dele em 1 litro de água. Para adoçar, use mel e tome de 2 a 3 vezes por dias. Lembrando que quantidades superiores pode causar efeito reverso e irritar o estômago.

Fontes: Tua Saúde

Imagens: Revista Casa e Jardim; Spatz Medicinal

Conheça “Não-Me-Toque”, o município com o nome mais exótico do Brasil

Artigo anterior

Segurança morre em estádio durante trabalho na Copa; família diz não ter recebido explicação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido