Curiosidades

Onde estão os corpos no naufrágio do Titanic?

0

Na noite de 14 de abril de 1912, o navio Titanic colidiu com um iceberg gigante. Por conta dessa colisão o casco do navio ficou danificado e toda a embarcação afundou ao largo da costa de Newfoundland, no Canadá. O acidente aconteceu na viagem de estreia desse navio chamado de “inafundável”.

A viagem do Titanic partiu de Southampton, no Reino Unido, e tinha como destino Nova York. Depois do seu naufrágio, foi somente em setembro de 1985, 73 anos depois, que o navio foi encontrado. No entanto, seus destroços nunca foram retirados do fundo do mar.

Mesmo que isso seja sabido por praticamente todo mundo, o que quase não se fala é sobre os corpos dos passageiros que estavam a bordo do navio. Onde eles estão? Ao todo, o naufrágio do Titanic deixou mais de 1.500 mortos. E depois de aproximadamente uma semana de o navio afundar, a embarcação Mackay-Bennett foi até o lugar do acidente para procurar possíveis sobreviventes e recuperar os corpos das vítimas. Claro que outras embarcações também ajudaram nesse trabalho.

Corpos do Titanic

Aventuras na história

Nas buscas foram encontrados um pouco mais de 300 corpos. Desses, a metade foi envolvida em uma lona com pesos de ferro e jogados de novo no mar. Isso foi feito porque os corpos já estavam em um estado de decomposição avançado e por conta disso estavam irreconhecíveis. O resto dos corpos encontrados foram enterrados na província de Nova Escócia, no Canadá.

De acordo com o Paperless Archives, o MacKay-Bennett conseguiu recuperar 306 corpos. Como dito, ele não era a única embarcação a voltar ao local do naufrágio do Titanic para esse trabalho. Tanto é que o CS Mina recuperou 17 corpos; o CGS Montmagny, embarcação do governo do Canadá, recuperou quatro corpos; e o SS Algerine, somente um.

Claro que os corpos recuperados não foram nem a metade. O estimado é que grande parte deles tenham afundado até as profundezas do oceano. E o processo de decomposição pode ter sido acelerado por conta das correntes marítimas e algumas espécies de animais.

Paradeiro

Aventuras na história

Segundo o The Week, as pessoas que exploraram os destroços do Titanic disseram que todos os corpos já passaram pelo processo de decomposição. Dentre essas pessoas que já viram o naufrágio de perto está James Cameron, diretor do filme homônimo de 1997, que disse que não encontrou restos humanos.

“Nós vimos roupas, vimos sapatos. Vimos pares de sapatos, o que sugere fortemente que havia um corpo ali em algum momento. Mas nunca vimos restos humanos”, disse ele.

Os destroços do Titanic foram encontrados em 1985 a quatro quilômetros de profundidade. Nessa época, mergulhadores foram até o local e fizeram uma busca detalhada, mas não encontraram nenhum resto humano. Isso ajudou a colaborar com a suposição de que os corpos ficaram perdidos na imensidão do oceano.

Passageiros

Hypeness

Por mais que grande parte dos corpos não tenha sido encontrada, nós sabemos sobre algumas pessoas que estavam a bordo por conta do filme de Cameron. Como o longa mostra uma história ficcional, mas que tem como pano de fundo o naufrágio real, vários personagens são inspirados em pessoas reais que estavam a bordo do navio.

Margaret Brown

No filme, Kathy Bates interpreta Margaret Brown. Ela também era conhecida como a “Inafundável Molly Brown” e foi uma socialite, filantropa e ativista americana.

No longa, ela ajuda Jack a conquistar Rose e empresta um terno para ele. Na realidade, ela fez muito mais. Brown ajudou os outros passageiros a embarcarem com segurança nos botes salva-vidas. E depois do acidente, ela arrecadou fundos para ajudar os sobreviventes do desastre.

Ida e Isidore Strauss

O casal de idosos visto no filme é baseado em um casamento realmente amoroso da vida real. Os dois protagonizaram uma cena memorável no filme. Basicamente, eles ficaram juntos na cama, aguardando seu destino.

Alegadamente, os dois escolheram ficar juntos dentro do navio. Isidore queria que sua esposa se salvasse. No entanto, ela disse: “Vivemos juntos há tantos anos. Onde você está, aí estou eu”.

Edward Smith

O capitão do Titanic, de 62 anos, foi uma figura notável. Antes de ser comandante do navio, Smith teve 40 anos de experiência. Isso fez com que ele fosse um dos capitães que mais conhecidos da White Star Line, a empresa que lançou o Titanic.

No filme, o capitão fica no navio até ele afundar. Na vida real, Edward ajudou os passageiros aterrorizados e quando a situação já estava inevitável, ele foi em direção à ponte inundada. Esse foi o último registro dele.

Wallace Hartley

O líder da orquestra realmente ficou para trás, quando o navio afundou. Ele e os outros músicos tentaram ajudar os passageiros a se acalmarem. E nenhum dos músicos conseguiu sair do Titanic. Eles tocaram, de fato, até o navio ser submerso.

Fonte: Aventuras na história, Hypeness

Imagens: Aventuras na história, Hypeness

Avaliada em R$ 21 milhões, vaca mais cara do mundo é brasileira; conheça

Artigo anterior

Pessoas dentro do submersível do Titanic têm ‘1% de chance de sobrevivência’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido