Curiosidades

Paciente com chip da Neuralink já controla mouse por ‘telepatia

0

Neuralink é uma sociedade que Elon Musk cofundou junto com outros oito empresários. Claro que assim como todo projeto que o bilionário se envolve, esse também é pensado no futuro da humanidade. A empresa projetou um chip para ser implantando no cérebro das pessoas. Através desse chip, os órgãos servirão como interfaces de máquinas.

O plano de Musk é implantar chips em pessoas com paralisia cerebral para que assim elas consigam controlar objetos com o pensamento. Agora, de acordo com o próprio bilionário, o primeiro paciente humano que recebeu o chip cerebral da Neuralink já consegue controlar o cursor de um mouse de computador com sua mente.

Ainda conforme Musk, o progresso do paciente está sendo constante. De acordo com a Reuters, Musk disse que o paciente está “totalmente recuperado”. A Neuralink já tem planos sobre quais serão seus próximos passos, como por exemplo, obter o máximo possível de cliques de botão do mouse pelo paciente.

A empresa não deu mais detalhes sobre o progresso do experimento, até por conta de uma questão de confidencialidade. Logo, a Neuralink não deu informações sobre a condição do paciente que recebeu o primeiro implante cerebral.

“O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, com efeitos neurais dos quais temos conhecimento. O paciente é capaz de mover o mouse pela tela apenas pensando”, disse Musk em um evento do Spaces no Twitter.

Primeiro implante do chip em humano

Money report

O primeiro implante cerebral em uma pessoa foi feito pela Neuralink no final de janeiro. O objetivo dele é ajudar as pessoas que têm algum tipo de paralisia, como a tetraplegia, por exemplo.

O chip se chama Telepathy e é implantado através de um robô em um local do cérebro que controla a intenção de movimento. Isso faz com que as pessoas possam controlar dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, somente com seu pensamento.

A empresa está fazendo a análise do desenvolvimento das capacidades desse paciente e também avaliando a segurança do implante feito pelo robô. O objetivo é que três pontos principais sejam estudados: o implante em si, o robô e o N1 User App, que é o software que conecta e traduz os sinais cerebrais em ações de computador.

Funcionamento

Forbes

Em maio de 2023, a Neuralink teve a aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) para fazer testes em humanos. Na terça-feira dessa semana, um conselho independente deu o seu aval para que os pacientes pudessem ser recrutados. O que se espera é que essa tecnologia tenha impactos transformadores na saúde.

A empresa tem desenvolvido nos últimos sete anos um chip de computador criado para ser implantado no cérebro, onde ele irá monitorar a atividade de milhões de neurônios.

Esse chip foi considerado oficialmente uma Interface Cérebro-Computador (ICC). Ele é uma pequena sonda com mais de três mil eletrodos ligados em fios flexíveis mais finos do que um fio de cabelo.

O plano de Musk é conectar o cérebro com computadores para que o download de informações e memórias seja possível, assim como visto em “Matrix”. Além disso, o bilionário também quer que o chip da Neuralink seja usado para alcançar a telepatia humana. De acordo com ele, isso ajudaria os humanos a serem superiores no caso de uma guerra contra a inteligência artificial.

Por mais que Musk tenha praticamente todo o dinheiro do mundo disponível, isso é realmente possível? A resposta curta é: não. “Não podemos ler a mente das pessoas. A quantidade de informação que podemos decodificar do cérebro é muito limitada”, disse Giacomo Valle, engenheiro neural da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Esse é o mesmo ponto de vista de Juan Alvaro Gallego, pesquisador de ICC no Imperial College London, no Reino Unido. “O problema fundamental é que realmente não sabemos onde ou como os pensamentos são armazenados no cérebro. Não podemos ler pensamentos se não entendermos a neurociência por trás deles”, pontuou.

Pelo menos, devolver às pessoas com deficiência a capacidade de controlar dispositivos eletrônicos parece ser uma realidade. Agora nos resta esperar para ver quais serão os avanços trazidos por esse chip.

Fonte: Olhar digital, G1

Imagens: Money report, Forbes

Apple alerta: não use arroz para ajudar a secar um iPhone molhado

Artigo anterior

A partir de que idade criança pode fazer cirurgia plástica?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido