Para onde vão os arquivos apagados do computador?
Tempo de leitura:1 Minutos, 36 Segundos

Para onde vão os arquivos apagados do computador?

Quem tem computador, vira e mexe está excluindo algum arquivo do sistema. São inúmeros os motivos que podem levar uma pessoa a remover um arquivo: Liberar o espaço em disco; remover dados duplicados ou desnecessários para evitar confusão ou tornar as informações sigilosas indisponíveis para os outros.

Todos os sistemas operacionais incluem comandos para excluir arquivos (rm no Unix, del/delete no MS-DOS, Microsoft Windows, etc.). Gerenciadores de arquivos também fornecem uma maneira conveniente de excluir arquivos. Arquivos podem ser excluídos um por um, ou uma árvore inteira de diretórios pode ser excluída.

O sistema de arquivos em um computador funciona como em uma biblioteca: O bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a integridade deste. Ainda, certamente, organiza os livros segundo suas características (assunto, censura, etc.). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respectivos.

Aplicando a analogia à informática, o sistema operacional seria o bibliotecário da “biblioteca de dados” do computador, o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização de uma biblioteca, o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada de MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre).

O que acontece quando os arquivos são deletados então?

11

Quando os “arquivos são apagados, os códigos binários ficam no HD como fragmentos. Assim, há uma possibilidade de recuperar um arquivo que você exclua sem querer. Entretanto, juntar os dados do arquivo original não é muito simples assim, pois os fragmentos não ficam ordenados. Os programas que ajudam a recuperar os arquivos excluídos tem como função encontrar esses fragmentos e junta-los. Infelizmente, muitas vezes não é possível recuperar o arquivo deletado.