• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Para quem vai o voto nulo?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      16/08/18 às 18h35

Em outubro desse ano teremos as eleições que decidirão quem vai ser o presidente do Brasil entre 2019 e 2022. Além de escolher o presidente, teremos a chance de eleger os deputados estaduais, deputados federais, senadores e o governador de cada estado.

Muita gente fica com aquela dúvida em quem votar e acabam anulando o voto. Mesmo que aqui no Brasil o voto seja obrigatório, os brasileiros são livres para anularem o voto caso não queiram votar em ninguém. Sendo assim, os cidadãos são obrigados a comparecer ao local de votação, mesmo que para votar nulo. Caso não compareçam, são obrigados a justificar a ausência do voto.

Pois bem, mas você sabe o que acontece com quem vota nulo? Essa é uma dúvida de muita gente e por isso resolvemos fazer essa matéria.

O que acontece quando votamos nulo?

Para votar nulo você pode votar em um número de candidato inexistente, como "00" por exemplo. O voto nulo é visto por muitos como uma forma de protesto, como uma maneira de indicar a insatisfação perante os políticos. Hoje em dia, assim como antigamente, os votos nulos não são contabilizados para nenhum candidato.

Porém, existe uma lenda que muita gente acredita que diz que se uma eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é anulado, e novas eleições são convocadas com os candidatos propostos ficando impossibilitados de concorrerem à nova eleição. Porém, essa ideia é completamente falsa. Mesmo que a maioria dos eleitores votem nulo ou em branco, não será convocado um novo pleito e nem os candidatos serão impedidos de concorrerem.

Tanto os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo apenas para fins de estatísticas.

Bom, a gente trouxe um vídeo que explica com detalhes e mostra as consequências que surgem quando alguém vota nulo. Confiram e tirem suas próprias conclusões:

Bõnus: O voto nulo pode afetar a eleição

Esse é um exemplo prático de como a eleição pode ser afetada pelo voto nulo, temos uma eleição com 2 candidatos o candidato 1 e o 2:
Candidato 1 - 0 votos
Candidato 2 - 0 votos

Além dos candidatos temos mais 2 eleitores, então na eleição acontece assim:

O candidato 1 e o 2 votam em si mesmos, cada 1 tem um voto, o candidato 2 recebe o voto do Eleitor 1 e o Eleitor 2 vota nulo, resultado da eleição:
Candidato 1 - 2 votos
Candidato 2 - 1 voto
Nulo - 1 voto
Anular o seu voto fez o candidato 1 ganhar a eleição em primeiro turno.

E aí, entendeu como funciona os votos nulos? Comenta aqui pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+