Servir ao Exército tem lá suas vantagens e desvantagens. Isso porque a rotina de treinamento dos soldados é extremamente puxada. É preciso criar resistência tanto física quanto psicológica para lidar com a rotina e eventuais emergências que surgirem. Não muito diferente dos filmes que assistimos, os soldados praticam corridas livres, tiro ao alvo, levantamento de peso, salto de paraquedas e muitos outros.
Diante de tantas atividades, alguns acidentes podem acontecer, visto que não são tarefas fáceis, mesmo estando sob supervisão de outros soldados mais avançados. Recentemente, um caso chamou a atenção de moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Enquanto estavam na rua, em um dia normal, alguns paraquedistas do Exército caíram numa área residencial, algo que é extremamente perigoso. Um vídeo publicado nas redes sociais virou foco de matérias de vários portais do Brasil. Confira conosco mais detalhes sobre o caso.
Paraquedistas do Exército caem em área residencial
Na segunda-feira, 12 de dezembro, os moradores de uma área residencial de Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro, surpreenderam-se com uma cena nada comum. Três paraquedistas do Exército caíram no meio da rua enquanto faziam um treinamento. Autoridades confirmam que isso é de extremo perigo, visto que pode resultar em acidentes fatais.
Os moradores então registraram o momento exato da queda e publicaram na internet. Logo as imagens começaram a viralizar, visto que todos estavam totalmente surpresos com isso. Um dos paraquedistas inclusive bateu na fiação da rua, o que poderia ter causado morte instantânea dependendo da forma que ocorresse o acidente.
O Comando Militar do Leste informou que o motivo do acidente foi uma rajada de vento forte. Ela teria mudado a trajetória do grupo. Foi aí que eles acabaram descendo na área onde não deveriam ter descido. O Exército tranquilizou a todos que viram as imagens, revelando que ninguém se feriu e os danos materiais serão solucionados rapidamente. Não é preciso desespero quanto a isso.
Esse não é um caso isolado e recentemente outro do mesmo jeito aconteceu. Em setembro desse ano (2022), outros três paraquedistas que estavam treinando para o desfile comemorativo do bicentenário da Independência do Brasil caíram nas ruas de Copacabana, também no Rio de Janeiro.
Nas imagens divulgadas dá para ver que pelo menos um paraquedista se machucou nessa situação.
Acidente que matou aluno de paraquedismo
Como ficou claro, é extremamente complexo saltar de paraquedas. Alguns casos não terminam bem, como o dos três membros do Exército. Em julho de 2022, um acidente resultou na morte de um aluno de paraquedismo em Boituva, São Paulo. De acordo com o delegado responsável pelo caso, os policiais constataram no local da queda que não houve a abertura total do equipamento.
“Pelo que a gente viu no local, não houve a abertura total do equipamento, ou até não abriu nada, nenhum dos dois velames, nem o reserva, nem o principal. Mas isso é difícil dizer, porque ainda vai ter que ser feita uma perícia para entender de fato o que aconteceu”, afirmou o delegado Emerson Jesus.
Infelizmente, é possível se deparar com diversos casos assim quando pesquisados. Saltar de paraquedas não é algo simples e precisa passar por todo um processo antes de finalmente realizar, a princípio, acompanhado de um instrutor.