Notícias

Pilotos da Air France são suspensos após brigarem fisicamente em cabine durante voo

0

Dois pilotos da Air France foram suspensos depois de brigarem fisicamente na cabine em um voo Genebra-Paris em junho, informou um funcionário da Air France neste domingo (28).

De acordo com o jornal La Tribune, da Suíça, o piloto e o copiloto tiveram uma disputa logo após a decolagem, e se agarraram pelos colarinhos depois de um aparentemente bater no outro. A tripulação precisou intervir e um membro passou o voo na cabine com os pilotos, segundo o relatório.

Mesmo que a briga tenha acontecido em junho, a notícia da luta surgiu depois que a agência francesa de investigação aérea BEA emitiu um relatório no dia 24 de agosto apontando que alguns pilotos da Air France não têm rigor em respeitar os procedimentos durante incidentes de segurança.

O relatório 

Foto: Christophe Ena/ AP

O relatório se concentrou em um vazamento de combustível em um voo da República do Congo para Paris em dezembro de 2020. Na ocasião, os pilotos redirecionaram o avião, mas não cortaram a energia do motor ou da aterrisagem o mais rápido possível, conforme o procedimento de vazamento exige. Apesar do avião ter pousado em segurança no Chade, o relatório da BEA apontou que o motor poderia ter pegado fogo.

Outros três casos similares, entre 2017 e 2022, também foram mencionados. De acordo com o relatório, alguns pilotos estão agindo com base em sua própria análise da situação no lugar de considerar os protocolos de segurança.

Já a Air France afirmou que está realizando uma auditoria de segurança e comprometeu-se a seguir as recomendações da BEA. Entre as orientações estão permitir que os pilotos estudem seus voos depois e tornar os manuais de treinamento mais rigorosos no que diz respeito à adesão do procedimento.

A companhia aérea ainda apontou que possui milhares de voos diariamente e o relatório menciona apenas quatro incidentes de segurança desse tipo.

Além disso, os sindicatos de pilotos da Air France têm insistido que a segurança é necessária para todos os pilotos e defendem as ações dos profissionais durante as situações de emergência.

A BEA também investigou um incidente em abril envolvendo um voo da Air France do aeroporto JFK de Nova York que lidou com problemas de controle de voo perto do pouso em Paris.

Ethiopian Airlines suspende pilotos que dormiram e “esqueceram” de pousar avião

Foto: Getty Images/ BBC

Outros pilotos que foram suspensos recentemente foram os do Boeing 737 da Ethiopian Airlines. De acordo com a companhia aérea, eles perderam um pouso no aeroporto de Adis Abeba, na Etiópia.

Por meio de comunicado, a Ethiopian Airlines não mencionou o motivo da suspensão, apenas afirmou que eles estavam sendo investigados. De acordo com um site especializado em aviação, os dois pilotos estavam dormindo e passaram pelo aeroporto a uma altura de 11 mil metros.

O site Aviation Herald, especializado em aviação, afirmou que o voo ET-343 que vinha do Sudão com destino à Etiópia, estava com o pouso autorizado e perto da pista de pouso. No entanto, o avião não desceu. Veja abaixo o desvio que eles fizeram.

Foto: Flightaware/ Reprodução

A torre de comando até tentou entrar em contato com os pilotos, mas não obteve sucesso. Logo depois de  passar o aeroporto, um alarme de desconexão do piloto automático teria sido o que fez a tripulação acordar.

Após realizarem o retorno, o avião foi pousado sem maiores problemas.

De acordo com nota divulgada pela Ethiopian Airlines no dia 19 de agosto, o avião perdeu a comunicação com a torre, mas conseguiu pousar normalmente depois da comunicação ser restabelecida. Apesar de citar o afastamento da tripulação, a companhia aérea não confirma se os pilotos estavam mesmo dormindo. 

Fonte: G1

Por que brinquedos antigos estão intrigando cientistas

Artigo anterior

Leões matam homem que tentou invadir jaula de um zoo em Gana

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido