Notícias

Leões matam homem que tentou invadir jaula de um zoo em Gana

0

Autoridades de Gana estão investigando o caso de um homem que foi morto por leões após entrar na jaula de um zoológico no domingo (28/8). 

O corpo do homem foi retirado do zoológico em Acra, capital de Gana, e levado para um necrotério local.

De acordo com informações da BBC, repercutidas pelo G1, as autoridades suspeitam que o homem estava planejando roubar dois raros filhotes de leão branco, que se tornaram uma grande atração desde seu nascimento em novembro passado. No entanto, ainda será realizada uma investigação sobre o motivo da invasão e as circunstâncias do ataque.

Foto: Forestry Commission Ghana/Via BBC

O zoológico foi temporariamente fechado ao público logo depois do incidente, o que chocou muitas pessoas em Gana.

Um leão, uma leoa e seus dois filhotes brancos estavam na jaula quando no momento do incidente.

“Quando os leões têm filhotes e alguém chega muito perto, eles podem sentir que você está tentando capturar sua prole”, disse o vice-ministro de Terras e Recursos Naturais, Benito Owusu Bio, a jornalistas. “Pedimos ao público que não faça algo assim”, acrescentou.

O intruso teria escalado uma cerca de 3 metros, e logo em seguida outra de 6 metros, para entrar na jaula. Os filhotes (nascidos de um leão macho e um leão fêmea com características recessivas chamadas leucismo, que é diferente de albinismo) são considerados uma das grandes atrações do zoológico.

Vale destacar que segundo a entidade Global White Lion Protection Trust, a maior parte destes animais vivem hoje em cativeiro. Ainda de acordo com a organização, existem aproximadamente uma dúzia de leões brancos na natureza.

Dois raros leões brancos nascem em reserva na Espanha

Foto: G1

Ainda falando sobre leões brancos, na Espanha, no dia 24 de outubro de 2021, nasceram dois filhos da espécie. Os animais são um de cada sexo.

Os leões não são albinos, eles têm alguns genes raros de uma região da África do Sul. Além disso, os pais deles não são da mesma cor.

Foto: Cristina Quicler/ AFP

Lembrando que também na Espanha, em maio de 2020, nasceu White King, o primeiro leão branco que veio ao mundo em um parque zoológico na Espanha. Na época, o diretor do zoológico espanhol onde o animal nasceu afirmou que o filhote era um verdadeiro “bichinho de pelúcia”.

Abandono materno

Foto: Cristina Quicler/ AFP

Juan Luis Malpartida, diretor do Mundo Park em Guillena, cidade próxima a Sevilha, no sul da Espanha, contou na época que depois do abandono materno, o animal teve que ser alimentado com uma espécie de mamadeira.

“O parto foi ruim”, disse Malpartida à agência France Presse. “A mãe, uma leoa branca trazida da Tailândia há quatro anos, deu à luz 14 ou 15 dias depois do esperado.”

De acordo com o diretor, o filhote “nasceu grande”, muito pesado no momento do parto. Malpartida, que vive rodeado de leões desde a infância, acrescentou que não sabia como a leoa conseguiu dar à luz: “Imagine quanto o animal passou mal.”

Três dias depois de notar que o leão não mamava na mãe porque ela “não estava dando conta”, Malpartida passou a cuidar do filhote em isolamento da mãe. Ele contou que o animal estava com hipotermia, hipoglicemia e desidratado.

Além disso, o cuidador reforçou que após a separação a mãe ficou mais calma e voltou a ser se aproximar do chefe da alcateia.

Na época, Malpartida explicou que o filhote ficaria afastado dos pais, recebendo cuidados diretos da equipe do zoo, enquanto se recupera. No entanto, o animal seria reintegrado aos pais assim que possível.

“Embora seja um assunto delicado, porque mais tarde se tornará uma competição para o pai”, explicou o diretor do zoológico.

Fonte: G1

Pilotos da Air France são suspensos após brigarem fisicamente em cabine durante voo

Artigo anterior

Entenda como substâncias do cigarro impregnam em objetos e fazem mal à saúde

Próximo artigo