Curiosidades

População que se declara preta sobe para 10,6% em 2022, diz IBGE

0

Ser negro não é uma coisa fácil em praticamente nenhum lugar do mundo, até mesmo no Brasil, onde várias pessoas afirmam que o racismo não existe por conta da miscigenação da população. Contudo, sabemos que isso infelizmente não é a realidade. Nosso país é sim racista.

E talvez por conta dessa grande miscigenação, as cores de pele das pessoas eram chamadas dos mais variados nomes, como por exemplo, moreninha, marrom bombom, cor de jambo, pardos, mulato, entre outras. No entanto, com o passar do tempo, a porcentagem da população brasileira que se declara como negra aumentou em 10 anos.

Para se ter uma ideia, em 2022, 10,6% dos brasileiros se declararam como negros. Porcentagem essa que, em 2012, era de somente 7,4%. Esse foi o maior aumento racial visto na população brasileira.

População negra

G1

Esses dados foram divulgados nessa sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Esse aumento no número de pessoas que se declararam negras foi visto em todas as regiões do Brasil, tendo um destaque maior no nordeste. Nessa região, a porcentagem aumentou de 8,7% para 13,4%. Depois vem a região sudeste, tendo sua população autodeclarada negra indo de 8,2%, em 2012, para 11,2% em 2022.

Mesmo assim, ano passado também foi visto o maior número de pessoas se declarando pardas, sendo 45,3%. Essa parcela da população sempre teve uma porcentagem variando pouco, tanto que, em 2012, ela era de 45,6%.

Outras etnias

Exame

Com relação aos pardos, o aumento maior foi visto na região sul, com a porcentagem indo de 16,7% para 20,9%. No sudeste também foi visto um aumento de 36,4% para 37,3% entre 2012 e 2022. Em contrapartida, em todas as outras regiões do país, essa população teve sua porcentagem diminuída.

Outro ponto que os dados do IBGE mostrou foi que aconteceu uma diminuição entre as pessoas que se declaram brancas. A porcentagem, em 2021, era de 46,3%; em 2022, 42,8%, uma diminuição de 3,5 pontos percentuais.

Essa queda foi vista em todas as grandes regiões do Brasil, tendo o sul um maior destaque. Nessa região, entre 2012 e 2022, a porcentagem de pessoas que se declararam brancas foi de 78,8% para 72,8%.

O segundo lugar onde essa redução foi maior foi o sudeste, com 4,4 pontos percentuais da população branca. Ela caiu de 54,4% para 50,1% de 2012 para 2022. A queda vista no centro-oeste foi de 39,5% para 36,1%.

Juntos

Socientifica

Independentemente da raça ou etnia das pessoas, todos nós fazemos parte do mesmo planeta, o que implica que se o mundo acabar, toda a população irá junto. E desde sempre o ser humano é fascinado em como será o seu fim. Já imaginou se todos nós fossemos esmagado em uma bola?

Um matemático não só imaginou, como resolveu calcular qual seria o tamanho de uma bola de carne de toda a população mundial amassada de uma vez só. O ponto mais curioso dessa hipótese é que, se isso realmente acontecesse, o tamanho da bola de carne seria bem menor do que o que se possa imaginar.

Quem decidiu fazer esse cálculo um tanto quanto curioso foi um usuário do Reddit que tem o username de “kiwi2703”. Para isso, ele considerou a densidade do corpo humano de 958 quilos por metro cúbico, ou kg/m³, e a massa corporal humana média sendo em torno de 62 quilos.

Com isso, amassando em um só conjunto, seria possível colocar 16 pessoas em um metro cúbico. No caso da população de 7.88 bilhões de pessoas no mundo, seria possível espremê-las em 496 metros cúbicos.

Como resultado, a esfera teria um pouco menos de um quilômetro de largura, o que seria cerca de três torres Eiffel, e poderia ser colocada facilmente no Central Park, em Nova York.

O tamanho dessa esfera, levando em consideração o número de pessoas no mundo, é surpreendentemente pequena. Além de ser bastante surpreendente imaginar o quanto nosso planeta mudou para alimentar uma população que, dessa forma, parece ser tão pouca.

Mesmo essa bola de carne tendo sido calculada, a população mundial aumenta anualmente. Por conta disso, dentre as discussões no Reddit, o matemático que fez a conta foi questionado até que ponto a esfera poderia crescer.

“Como uma resposta não algébrica: o Banco Mundial e várias outras fontes listam uma taxa de crescimento da população mundial de 1,05% ao ano. Vamos arredondar o diâmetro da esfera para 1 quilômetro (lembre-se, tem 1 quilômetro de largura, não 1 quilômetro de raio) para facilitar a matemática, e assumir que a massa média de um ser humano não muda. Ao longo de um ano, a população é multiplicada por 1,0105, então o volume mudará na mesma quantidade. O raio é proporcional à raiz cúbica do volume, então é multiplicado por 1,0035 (arredondado). Nossa esfera de 500 metros de raio se torna uma esfera de 501,7439 metros de raio. Ela cresceu 1,7439 metros ao longo de um ano. Convertendo para segundos, sai a pouco menos de 16 micrômetros por segundo. Não é muito, hein?”, respondeu ele.

Fonte: G1, Socientífica

Imagens: G1, Socientífica, Exame

Estudante de 18 anos morre após contrair Superbactéria em SC: “Acne no rosto foi porta de entrada”, diz mãe

Artigo anterior

Mulher dá à luz quadrigêmeos em gravidez descoberta ao investigar tumor

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido