Curiosidades

OMS diz que 99% da população mundial respira ar poluído

0

Com o passar dos anos, o planeta vem sofrendo com o aumento da poluição, e tanto os animais, quanto os homens, vêm enfrentando as consequências. As estatísticas da poluição são alarmantes. Tanto que, segundo a Organização Mundial da Saúde divulgou, na última segunda-feira, 99% da população mundial respira ar poluído.

Esse foi o relatório mais abrangente já feito pela OMS sobre a qualidade do ar no planeta. Para fazer essa estimativa de ar poluído, a organização analisou 117 países e 6.743 cidades. Ao todo, foram duas mil cidades a mais do que no último relatório feito em 2018. Dessas novas cidades, aproximadamente 40 são brasileiras, principalmente da região sudeste.

No estudo do relatório sobre o ar poluído, lugares de todos os continentes apareceram, mas de uma forma desproporcional. Isso porque quem fornece os dados são os órgãos especializados de cada país. Nisso, a OMS disse que as informações são mais abrangentes na Europa e América do Norte.

Relatório

Boa vontade

De todas as cidades que foram analisadas, a maioria delas excede os níveis máximos que são considerados ideais de poluição do ar que foram estabelecidos pela OMS. Além disso, o relatório também concluiu que mais da metade da população mundial vive em lugares que ultrapassam seis vezes esse limite de ar poluído.

Também foi revelado que a qualidade do ar é pior no Mediterrâneo Oriental, no Sudeste Asiático e nos países africanos. Para saber se o ar de um lugar é poluído, a OMS verifica as concentrações médias anuais de material particulado (PM). Eles são a parte sólida da poluição, composta por grãozinhos muito pequenos que vêm, por exemplo, dos escapamentos dos carros e das indústrias. Desde 2011, a OMS analisa esses níveis a cada dois ou três anos.

Entretanto, esse último relatório foi o mais abrangente não apenas por ter aumentado o número de cidades analisadas, mas também porque ele reuniu, pela primeira vez, as medições das concentrações de outro poluente urbano comum chamado dióxido de nitrogênio (NO2). Esse poluente vem, principalmente, dos motores dos carros.

Ar poluído

Clima info

A medição desse poluente no ar é importante porque, viver em um lugar que tenha grandes concentrações dele impacta o sistema respiratório, causando sintomas como tosse ou dificuldade para respirar, além de também estar relacionado com a asma.

Já o material particulado, em especial a sua versão mais fina, chamada PM2,5, consegue entrar na corrente sanguínea e causar impactos cardiovasculares, além de respiratórios.

Por todos esses fatores, se estima que 4,2 milhões de mortes no mundo todo estejam relacionadas ao ar poluído. Portanto, a OMS alertou os governantes que para combater esse problema eles devem intensificar as ações que monitoram a qualidade do ar, investir em sistemas de transportes públicos e diminuir incêndios florestais e a incineração de resíduos agrícolas.

Poluição

Recilux

Além de morte, que é a pior das fatalidades, o ar poluído também está relacionado com outros problemas. Um dos fatores alarmantes é que a poluição do ar é um problema global e que muitos não conseguem escapar.

Segundo um novo estudo, a poluição do ar pode turvar a visão mais tarde na vida. O estudo encontrou uma ligação entre a poluição do ar por partículas finas e a degeneração macular, que é uma doença ocular relacionada à idade e que pode levar à cegueira irreversível.

De acordo com o que sugerem os pesquisadores, a poluição do ar pode afetar os olhos de maneira indireta através da inflamação e do estresse oxidativo. Esses dois são mecanismos de defesa em que o corpo luta contra materiais estranhos e tenta desintoxicar espécies químicas.

Essas descobertas servem como um lembrete de uma das muitas formas que a poluição do ar pode ser prejudicial à saúde humana. “Nossas descobertas aumentam as evidências crescentes dos efeitos prejudiciais da poluição do ar ambiente, mesmo no cenário de exposição relativamente baixa da poluição do ar ambiente”, escreveram os autores.

Fonte: Superinteressante 

Imagens: Boa vontade, Clima info, Recilux

Jovem constrói caverna no quintal de casa por estar com raiva dos pais

Previous article

Saiba por que o filme Guerra dos Mundos é criticado

Next article

Comments

Comments are closed.