Entretenimento

Por onde anda Psy, famoso pelo hit Gangnam Style de 2012

0

O ano era 2012 e em todas as festas que você ia, em algum momento, era certeza que tocaria uma música que ninguém entendia a letra, mas todos sabiam como dançar. Essa música era Gangnam Style, do cantor Psy.

O cantor sul-coreano Psy, de nome completo Park Jae-sang, está em cena há muitos anos, e após lançar a música “Gangnam Style” em 2012, ele quebrou todos os recordes da internet. Seu hit foi lançado em 15 de julho de 2012 e, em meados de dezembro daquele ano, havia conquistado um bilhão de visualizações no YouTube.

Portanto, ele quebrou o recorde e se tornou o primeiro artista do mundo a fazê-lo ao mesmo tempo. Os executivos do YouTube disseram então que, por causa disso, tiveram que mudar a exibição dos números nos vídeos e expandi-la para um bilhão. Até o momento, “Gangnam Style” coletou mais de 4 bilhões de visualizações.

gangnam style psy

Reprodução

Sendo assim, Psy se tornou o “Rei do YouTube”, como a mídia o chamava, dez anos atrás, e todos ficaram surpresos com sua popularidade. Ao mesmo tempo, todas as festas eram seguidas de dança estilo Gangnam, e era inquestionável que ele fazia um grande alvoroço no cenário musical mundial.

Em outubro de 2012, o cantor se encontrou com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que expressou o desejo de trabalhar com ele porque Psy tinha alcance global. Após a grande fama, Psy se aposentou, mas ainda está envolvido com a música.

Onde está Psy hoje

Mesmo antes de se tornar mundialmente popular, o cantor foi descoberto por produtores locais na Coreia do Sul. Com sua dança que zombava das tendências atuais, ele chamou a atenção de muitos em 2000 na televisão nacional coreana e, um ano depois, lançou seu álbum de estreia. Psy interrompeu sua carreira porque teve que se alistar no exército e retornou em 2009 após sua demissão.

Em 2012, ele estava trabalhando intensamente em sua carreira e se tornou um dos primeiros artistas sul-coreanos a entrar no cenário mundial. Junto com ele, começou o movimento K-pop.

O famoso cantor também admitiu, em 2013, como a fama afetou negativamente sua vida. Isso porque ele se voltou para o álcool e disse que a vodca era sua melhor amiga, e que bebia se estivesse feliz ou triste.

Além disso, ele havia falado sobre sua infância difícil em entrevistas anteriores. Psy discordou de seu pai e, em sua juventude, acabou na prisão por porte de maconha.

Após o single “Gangnam Style”, ele lançou a música “Gentleman” um ano depois, que também ganhou muita audiência, mas depois disso, sua popularidade começou a declinar. Embora tenha trabalhado com várias estrelas, como Snoop Dogg e Katy Perry, ele foi desaparecendo lentamente do cenário mundial.

Empresário

Ainda assim, ele se dedicou ao trabalho por trás das câmeras. Psy fundou sua própria empresa, “P Nation”, que opera como gravadora e hoje ajuda muitas estrelas locais em seu avanço no mercado mundial.

Como ele apontou nas entrevistas, ele escolheu o nome Psy por causa da palavra psico. Tudo o que ele fazia parecia um pouco louco para ele, então ele escolheu um nome artístico de acordo com isso.

Agora, no último ano, Psy lançou um novo álbum, mas nada se compara com o sucesso que teve em 2012.

Números quebram recordes

Psy havia escrito “Gangnam Style” com a ideia de parodiar a extravagância, o narcisismo e a riqueza ostensiva que ele sentia ter se tornado predominante no país recém-rico – simbolizado pelos jovens que vagavam pelo bairro ultrarrico de Gangnam, conhecido localmente como o Beverly Hills de Seul.

Ironicamente, o próprio Psy era da área. Nascido Park Jae-sung, em 1977, em uma família abastada, ele foi destinado a assumir o negócio de fabricação de semicondutores de seu pai. Enviado para os Estados Unidos para estudar, logo deixou seu lugar na Universidade de Boston para se dedicar à música.

Nos 11 anos antes de “Gangnam Style” ser lançado, Psy havia conquistado um nicho para si mesmo como um rapper conhecido por sua comédia, irreverência e controvérsia. Isso porque as letras contundentes em seu primeiro álbum o multaram por “conteúdo impróprio”, enquanto seu segundo foi totalmente banido.

Em 2012, ele se juntou à YG Entertainment, uma das três maiores agências de entretenimento da Coreia do Sul, e era uma estrela estabelecida. Com esses elementos no lugar, seu sexto álbum, Psy 6 (Six Rules), Part 1, e sua faixa principal, “Gangnam Style”, foi definido para ser um sucesso – pelo menos no mercado interno.

Alguns não imaginaram que o mundo iria se apaixonar pela música e o jeito engraçado do cantor, tornando-se o marco cultural que é hoje.

Fonte: Letras

Avião tem bico destruído e passageiros registram momentos de pânico

Artigo anterior

Jogo de terror ultrarrealista vai deixar até os mais corajosos apavorados

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido