Curiosidades

Por que a bola da Copa precisa ser recarregada na tomada?

0

A Copa do Mundo FIFA está parando o mundo. Não apenas os verdadeiros fanáticos por futebol, mas diversas pessoas que não costumam acompanhar jogos estão torcendo por suas respectivas Seleções. Aqui mesmo no Brasil, por exemplo, várias empresas chegam a dispensar seus funcionários para que possam torcer em dias de jogos.

Sediada no Catar, Oriente Médio, a competição segue a todo vapor. A Seleção Brasileira avançou para as quartas de final após a vitória por 4×1 contra a Coreia do Sul. Dessa vez enfrentaremos a Seleção da Croácia na próxima sexta-feira, 09 de dezembro. Estamos em busca da sexta taça do mundo, o tão sonhado Hexa Campeonato.

O Brasil é o país com mais títulos em Copa do Mundo. Considerado o país do futebol, a Seleção avança fervorosamente em busca de mais um título. Tudo chama a atenção na competição. Álbuns de figurinhas oficiais, por exemplo, se tornam febre, assim como a tão conhecida Bola Oficial.

Toda edição conta com um modelo original que é utilizado durante toda a competição. É também um prato cheio para os colecionadores e amantes do esporte de forma geral. Dessa vez algo chamou a atenção do mundo todo após viralizar uma foto. Na imagem podemos ver a bola sendo carregada na tomada. Mas por quê?

Por que a bola da Copa precisa ser carregada na tomada?

Uma imagem em que a bola da Copa do mundo aparecia sendo carregada na tomada chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro. A foto foi tirada no Catar e logo tomou conta das redes sociais. Diante disso, todos que viram se perguntaram o motivo disso. A resposta é bem simples.

Trata-se de uma tecnologia implantada no modelo “Al Rhila”, ou como ficou conhecida, “bola conectada”. A bola foi desenvolvida pela Adidas e conta com um sensor de movimento em seu interior. Claro que tem um objetivo plausível por trás desse implante.

Neste caso, é fornecer informações precisas e detalhadas para os árbitros de vídeo (VAR). Isso ajuda a evitar qualquer erro durante os jogos do mundial. Os dados captados por esse sensor são combinados com o rastreamento de jogadores, feito a partir do uso de câmeras ao redor do campo. Essa tecnologia foi desenvolvida pela empresa Kinexon.

O sensor no interior da bola é alimentado por uma bateria recarregável, que pode ser alimentada por indução. Embora muitos achem que esse sensor possa ser manipulado, não há como. Para que a tecnologia usada não influencie no uso de qualquer objeto pelos jogadores, o sensor conta com uma proteção feita por um sistema de suspensão.

A bola oficial envia para os árbitros de vídeo cerca de 500 informações por segundo através do sensor. Nas partidas, o objetivo do sensor é dizer se o jogador tocou ou não na bola. Isso torna a marcação bem mais precisa e evita vários erros.

Al Rihla, a bola oficial de 2022

Como afirmamos anteriormente, o modelo oficial da Copa do Mundo FIFA 2022 é a Al Rihla, desenvolvida pela Adidas. Para quem quiser comprar o modelo, pode encontrá-la na faixa de 180 a 400 reais aqui no Brasil. Para os colecionadores de plantão, a empresa responsável pela criação ainda desenvolveu outros quatro modelos que são um pouco mais acessíveis ao grande público.

O modelo Treino, por exemplo, custa R$ 179,99, enquanto o Liga pode ser adquirido por R$ 249,99. Assim como nos demais anos de competição, pessoas do mundo inteiro já adquiriram seus modelos com fim colecionável. Assim como as figurinhas dos álbuns, as bolas oficiais tendem a ser cada vez mais valorizadas conforme os anos passam.

Fontes: G1; Terra

Enquanto dormia em viagem de ônibus na Bahia, jovem teve rosto cortado

Artigo anterior

Pelé tem infecção respiratória diagnosticada, diz boletim médico

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido