Entretenimento

Por que a canção “Evidências” voltou a ser popular nos karaokês?

0

Basta apenas os primeiros acordes para reconhecer um sucesso que atravessou décadas. “Evidências”, interpretada por Chitãozinho e Xororó, foi lançada nos anos 1990 e é conhecida até hoje pelas gerações mais jovens.

A KWC Brasil, entidade que promove o Campeonato Mundial de Karaokê, analisou 2 mil casas de karaokê do País em 2017 e informou que “Evidências” é cantada, em média, 5,2 vezes por noite.

Composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle, em 1989, a canção estourou na voz dos sertanejos Chitãozinho e Xororó. A música faz parte do  álbum Cowboy do asfalto (1990), que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias.

Em pleno 2018, “Evidências” foi entoada por uma legião no metrô de São Paulo e durante a Copa do Mundo da Rússia. Já em 2022, o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, cantou “Evidências” em evento em Brasília e viralizou na internet.

A canção também está na lista das mais cantadas ao vivo em estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e clubes, segundo dados de 2017 do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que registra o uso comercial de música no Brasil).

Em um ranking do CifraClub o maior abastecedor de rodas de violão do país, “Evidências”, ostenta o quarto lugar em número de acessos, na frente de hits atuais. 

Preferência da música

Foto: Gustavo Scatena/ TV Globo

“Eu já entrevistei Chitãozinho e Xororó algumas vezes sobre o sucesso dessa música e nem eles sabem explicar muito bem”, afirma Ricardo Schott, jornalista, crítico musical e editor do site popfantasma.com.br, de acordo com matéria da Superinteressante. 

Segundo Schott, a preferência por “Evidências” comprova a tese de que a música sertaneja passou a ter mais aceitação em classes mais intelectualizadas. Isso porque além de ser cantada no karaokê, ela voltou a tocar nos fones de ouvido de pessoas que gostam de gêneros mais próximos do pop.

“Esse reposicionamento no mercado se deve a uma série de razões: o surgimento de uma nova geração de artistas, uma maior organização da turma sertaneja, o fato de os próprios novos artistas já surgirem com outro tipo de abordagem, mostrando-se bem mais próximos da cultura pop na hora de compor, dar entrevistas, escolher a iconografia de DVD e shows, etc.”

Vecna de “Stranger Things” canta “Evidências” 

Foto: Divulgação / Netflix

Jamie Campbell Bower e Joseph Quinn, intérpretes de Vecna e Eddie Munson em “Stranger Things”, visitaram o Brasil para promover a 4ª temporada da produção da Netflix. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, Bower e Quinn aparecem curtindo uma festa realizada pela Netflix, ao som de nada mais, nada menos do que “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó.

Mesmo que não compreendessem o idioma, os atores estão acompanhados de uma tradutora que traduz a canção para o inglês. Além disso, essa barreira não impediu os artistas de se emocionarem ao escutarem “Evidências”. Veja abaixo:

Jamie Campbell Bower, o intérprete do vilão na série, também aproveitou a visita para conhecer a cidade de São Paulo. O ator visitou a Praça da Liberdade com uma sósia de Eleven (originalmente interpretada por Millie Bobby Brown) e saboreou um cachorro-quente vegano.

Campbell Bower também assistiu uma partida do São Paulo x Universidad Católica, pela Copa Sul-Americana, que aconteceu no Morumbi. O ator viu o tricolor ganhar de 4 a 1 do time chileno e prosseguir na competição. 

O ator usou uma camisa do time paulista autografada pelos jogadores, e postou alguns vídeos da partida. A Netflix brincou com a situação: “4 badaladas do Vecna – 4 gols do São Paulo. Coincidência?”, publicou no Twitter. Veja:

A dupla também visitou a Galeria do Rock.

Fonte: Superinteressante, Giz Modo

Como seria a vida se não existisse mais natureza

Artigo anterior

Restaurante brasileiro ‘A Casa do Porco’ é eleito 7º melhor do mundo, veja a lista do top 100

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido