Curiosidades

Por que a nova erupção vulcânica da Islândia pode ser a mais perigosa da história recente?

0

Um vulcão nada mais é do que uma estrutura geológica, que surge a partir do escape de magma, gases e outras partículas quentes para a superfície. É provável que você nunca tenha tido a oportunidade de ver uma erupção, especialmente porque o nosso país não sofre com esse tipo de evento.

É um fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases, que vêm do interior da Terra para a superfície. A atividade que faz com que o material de dentro do vulcão, seja ele líquido, sólido ou gasoso, chegue à superfície da Terra é chamado de vulcanismo.

No dia 18 de dezembro, a Península de Reykjanes, na Islândia, explodiu em uma erupção vulcânica. Essa foi a quarta que aconteceu em menos de três anos, além de ser uma entrada perigosa na saga vulcânica do país.

Duas horas depois, um enxame de terremotos fez o alerta a respeito da erupção iminente. Nela, a lava estava sendo expelida 10 vezes mais por segundo do que as outras últimas três, e a fissura estava se expandindo para mais de quatro quilômetros de comprimento.

A região estava em dormência por quase um milênio, mas em março de 2021 entrou em uma nova era vulcânica. As erupções que aconteceram em 2021, 2022 e 2023 foram espetáculos científicos. Já essa recente chamou atenção por conta de três motivos. Foram eles: a aceleração do vento, a localização e a ameaça de destruir uma cidade.

Além disso, o comportamento do vulcão trouxe a incerteza do que poderia acontecer em seguida. “Apenas no contexto dos últimos três anos na Península de Reykjanes, isso é bastante impressionante”, diz Tom Winder, sismólogo de vulcões da Universidade da Islândia.

Erupção

National geographic

O fato de que se sabe muito pouco a respeito dessa erupção é uma das coisas que aumenta a curiosidade sobre ela. Um dia depois que ela começou, a erupção se acalmou visivelmente, o que fez parecer que ela iria se extinguir em alguns dias.

Os especialistas disseram que esse comportamento pode indicar que a erupção irá continuar bombeando lava a uma taxa modesta durante meses. “Se o magma armazenado em Svartsengi ainda estiver sendo renovado em profundidade, a erupção poderá atingir o equilíbrio em uma intensidade menor e continuar por algum tempo. Parece que o suprimento de magma tem sido quase contínuo desde o final de outubro, portanto, parece realista que possa continuar por mais dois meses no futuro”, disse Winder.

E como o magma vulcânico subterrâneo da região é um mistério que em grande parte não está resolvido, apenas faz com que a incerteza da crise seja maior. O fato é que não é claro o motivo de Svartsengi ter sido o alvo do magma dessa vez.

Em menos de 24 horas que a erupção começou, os pesquisadores coletaram amostras de lava e as compararam com as três últimas que aconteceram na península. Segundo Ed Marshall, geocientista da Universidade da Islândia, todas elas têm uma química bem parecida. Isso mostra que existe uma conexão magmática entre eles, mas ela ainda é confusa até o momento.

O ponto mais importante que os vulcanólogos querem saber é o que realmente aconteceu entre o drama sísmico no começo de novembro e a erupção de dezembro. Eles querem saber se poderiam prever de forma exata quando e onde o magma iria chegar na superfície tendo os dados das semanas que vieram antes da erupção.

“Essa é uma pergunta grande e intrigante, que está no centro do que muitas pessoas estarão analisando nos próximos meses”, afirmou Mike Burton, vulcanólogo da Universidade de Manchester.

Até o momento, o que os cientistas podem fazer é monitorar os procedimentos da movimentação tanto do magma quanto das erupções e somente esperar que as observações feitas por eles revelem os segredos dessa erupção.

Fonte: National geographic

Imagens: National geographic

Explosões solares em 2024 serão as maiores em anos. Qual o motivo e como irão afetar a vida na Terra?

Artigo anterior

Cientistas identificam uma coisa vital que ajudará seu cão a envelhecer bem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido