Por que a picada das muriçocas coçam tanto?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      02/06/14 às 21h11

Pernilongos, muriçocas e assim por diante. O bichinho recebe muitos nomes, é esperto e adora tirar a paz de quem dá bobeira por aí, especialmente no final da tarde e durante a noite. Mas por que será que a picada desse inseto coça tanto?

Especialistas explicam que não é exatamente o bicho que te faz sentir coceiras. Esse fenômeno funciona como uma reação alérgica do seu corpo, trabalhando para proteger o lugar picado da saliva do inseto e das substâncias que ela contém, como anestésicos e anticoagulantes.

Dessa forma, quando o pernilongo termina de "jantar" um pouquinho de seu sangue, seu organismo entra em alerta e começa a enviar seus agente de defesa para aquela região "lesionada". Assim, certas células liberam histamina nesse local, a fim de aumentar a circulação do sangue e colocar o corpo para limpar e reparar aquele leve ferimento.

mosquito

É essa alta concentração de histamina que traz a coceira, uma vez que deixa a pele vermelha e inchada. Dai, como a gente não resiste a dar uma boa coçada nessas erupções, há ainda uma outra possível parte do processo: a infecção do local, devido às bactérias que temos nas unhas.

Mas, de acordo com quem entende do assunto, essa questão da coceira não é uma regra. Depende muito do organismo da pessoa - e de seus níveis de produção de histamina - se a área picada coçará mais ou menos.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+