Curiosidades

Por que algumas pessoas acham mais difícil ser feliz? Ciência responde

0

Todo mundo almeja a felicidade não é mesmo? Mas ultimamente está cada vez mais difícil alcançar esse objetivo em um mundo caótico como o nosso. Mesmo com todos os empecilhos, ainda tem como fugir dessa onda de negatividade. Afinal, a vida é incrível assim, mesmo com todos os desafios e dificuldades, e mesmo que a gente se esqueça disso às vezes.

Se vê também um crescimento na indústria de autoajuda, alimentada por pesquisas sobre psicologia positiva. Contudo, ao mesmo tempo as taxas de depressão, ansiedade e automutilação estão aumentando no mundo todo. Isso sugere que as pessoas estão condenadas a serem infelizes mesmo com avanços na psicologia?

Segundo um artigo de 2005, 50% da felicidade das pessoas é determinada pelos seus genes. Outros 10% dependem das circunstâncias e 40% da atividade intencional, mais relacionado se a pessoa é  positiva ou não.

Felicidade

Esse bolo da felicidade foi bastante criticado porque se baseava em suposições a respeito da genética que se tornaram desacreditadas. Por décadas, os pesquisadores de genética comportamental fizeram estudos com gêmeos. Com isso, eles estabeleceram que entre 40 e 50% da variação na felicidade se explicava pela genética. Essa era a razão da porcentagem aparecer no bolo da felicidade.

O estudo foi feito com gêmeos porque os geneticistas comportamentais usam uma técnica estatística para estimar os componentes genéticos e ambientais com base no parentesco familiar das pessoas.

Contudo, nessa suposição se pensava que os gêmeos idênticos tinham o mesmo ambiente ao crescer. Suposição essa que não se sustenta.

Então, os mesmos autores do estudo de 2005 escreveram um novo estudo em 2019. Nesse, eles introduziram uma nova abordagem mais matizada a respeito do efeito dos genes na felicidade. Dessa vez, eles reconheceram as interações entre nossa genética e nosso meio ambiente.

Busca

Os genes influenciam o comportamento que ajuda as pessoas a escolherem o seu ambiente. Como por exemplo, a extroversão passada de pais para filhos ajuda os filhos na construção dos seus grupos de amizade.

Dessa mesma maneira, o ambiente muda a expressão do gene. Por exemplo, quando as grávidas são expostas à fome os genes dos bebês mudam. Isso tem como resultados mudanças químicas que suprimem a produção de um fator de crescimento. Com isso, os bebês nasceram menores do que o normal e com condições como doenças cardiovasculares.

A natureza e a criação são interdependentes, por isso uma afeta a outra constantemente. Por isso que duas pessoas, por mais que sejam criadas no mesmo ambiente, podem responder a ele de formas diferentes. Isso significa que a suposição de genética comportamental de um ambiente igual não é mais válida.

Outro fator é que as pessoas podem ou não se tornarem mais felizes dependendo da sua sensibilidade ambiental, ou seja, sua capacidade de mudar. Algumas pessoas são mais suscetíveis ao ambiente, por conta disso, elas podem mudar significativamente seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Observações

Contudo, não existe uma intervenção da psicologia que funcione para todas as pessoas. Até porque as pessoas são únicas iguais seus DNAs. Então, elas tem uma capacidade diferente de bem-estar e flutuações ao longo da vida.

Algumas pessoas podem se esforçar um pouco mais para tentar melhorar seu bem-estar. E essa luta pode significar que elas continuarão a ser infelizes por períodos mais longos. Em alguns casos extremos, essas pessoas podem nunca experimentar altos níveis de felicidade.

Mesmo assim, a genética não determina quem as pessoas são por mais que desempenhe um papel significativo no bem-estar das pessoas. O que importa são as escolhas que as pessoas fazem a respeito de onde moram, com quem vivem e como vivem as vidas. Isso tudo afeta a felicidade das próprias pessoas e das próximas gerações.

Fonte: https://www.sciencealert.com/why-some-people-find-it-harder-to-be-happy-according-to-science

O desaparecimento misterioso de uma civilização chinesa avançada de 4 mil anos finalmente foi resolvido

Matéria anterior

Fatos que você não sabia sobre o Flamengo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos