CuriosidadesSports

Fatos que você não sabia sobre o Flamengo

0

O Clube de Regatas do Flamengo é um dos times mais queridos do Brasil. Com apelidos como Mengão e Fla, é comum ver torcedores com a camisa vermelha e preta andando pelas ruas. Se você é um desses torcedores, deve acompanhar todos os jogos e se proclamar especialista no assunto. Mas você conhece tudo sobre o time? Então fique sabendo agora fatos que talvez você não sabia sobre o Flamengo!

Outras cores

Começando lá nas origens do time, a primeira bandeira do Flamengo era bem diferente da que conhecemos hoje. Criada em 1895, era listrada de azul e amarelo-ouro. Afinal, os tecidos que usavam para sua fabricação eram importados. Eram caros e a bandeira desbotava muito. Portanto, para resolver o problema, a diretoria resolveu substituir a bandeira por preto e vermelho. Além disso, a primeira camisa do time era quadriculada, como um tabuleiro de damas.

Esportes aquáticos

Vamos para o fato que explica o porquê da “regatas” no nome oficial do Flamengo. Em 1911, alguns sócios do Fluminense abandonaram o clube para criar o departamento de futebol no Flamengo, que era dedicado só ao remo. Mas os remadores foram contra inicialmente. Até que a nova diretoria que assumiu, em 8 de novembro de 1911, aceitou estudar a proposta. Um mês depois, na noite de Natal, o Flamengo criou o Departamento de esportes Terrestres.

Foi nesse momento que os jogadores ganharam uma camisa listrada, como a dos remadores. Mas, o friso branco entre o vermelho e o preto, acabou sendo retirado porque a peça ficou semelhante â bandeira da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Portanto, em 1979 diminuíram a quantidade de listras para 5.

Terceiro uniforme “amaldiçoado”

Este é um fato muito curioso do Flamengo! Para trazer um pouco de nostalgia e prestar homenagem às origens do time, em 2010, foi lançado um terceiro uniforme, dessa vez com listras azuis e amarelas. Mas, muitas pessoas não gostaram desse visual. Já a primeira camisa vermelha e preta, a Papagaio de Vintém, acabou virando uma maldição.

Enquanto usava a camisa, o Flamengo fez 9 jogos, saindo com nenhuma vitória em 1995, justamente no ano do centenário. Foram 4 empates e 5 derrotas, deixando os torcedores abalados. Em 2015, tiveram a ideia de tentar superar essa maldição, trazendo o Papagaio de Vintém de volta. Na estreia, a equipe perdeu para o rival Botafogo pelo Campeonato Carioca. Depois, em um jogo contra o Volta Redonda, os jogadores usaram o uniforme, ficando no 1 x 1 no primeiro tempo. No segundo tempo, trocaram para a camisa tradicional e venceram por 2 x 1. A maldição de perdas só foi quebrada na vitória por 2 x 0 sobre o Bonsucesso.

Hino

Outro fato curioso é que o hino composto pelo jornalista Paulo Magalhães classifica o Flamengo como campeão de terra e mar, fazendo alusão ao campeonato carioca de futebol em 1914 e de remo em 1916. Já o nome Flamengo relembra os navegadores holandeses, que estiveram na praia com o mesmo nome na zona sul carioca no século 17. Em francês, eram chamados de flamandes e viviam na região de Flandres, que era a Holanda e Bélgica, ainda parte da França na época.

Nome

A equipe recebeu esse nome por conta da localização da primeira sede, fundada no dia 17 de novembro de 1895 no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo. Como primeiro mascote, foi escolhido o Marinheiro Popeye, o mesmo dos quadrinhos e desenhos. O urubu só surgiu muitos anos depois porque a torcida adotou o apelido depois que os rivais o levantaram.

Flamengo X Seleção Brasileira

O Flamengo já fez três amistosos contra a Seleção Brasileira e não perdeu nenhum. Foram duas vitórias e um empate. No entanto, em 1995, no ano do centenário, o time montou o melhor ataque do mundo com Sávio, Romário e Edmundo, nome irônico dado pela torcida. O desempenho dos craques virou piada e se tornou, na verdade, o pior ataque do mundo. Logo, no final dessa temporada, a equipe chegou à final da Supercopa Sul-Americana, mas foi superada pelo Independiente da Argentina.

Títulos inesperados

Uma marca do Flamengo é de conquistar títulos inesperados, até pelos torcedores mais esperançosos. Afinal, foi isso que aconteceu na Copa do Brasil em 2006 e 2013, além do Brasileirão de 2009.

Por que algumas pessoas acham mais difícil ser feliz? Ciência responde

Matéria anterior

7 atores que deixaram ou foram substituídos de grandes produções

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos