Curiosidades

Por que as baleias encalham na areia?

0

As baleias são animais que despertam muita curiosidade das pessoas. Justamente por isso, quase tudo que envolve esses animais é interessante. Até mesmo quando é uma coisa relativamente comum, mas que quase ninguém se pergunta como isso acontece. Esse é o caso de como e por que esses animais encalham na areia.

Como todos sabem, as baleias não ficam imóveis na areia da praia para “pegar um sol”. Elas ficam encalhadas e isso pode ser visto em vários lugares do mundo e ser causado por consequências variadas também, que vão desde doenças, caças ilegais, até tempestades.

Motivo

Olhar digital

A baleia é considerada encalhada quando ela está presa na areia. Isso quer dizer que ela ficou longe demais da água e sua locomoção livre foi impedida. Então, como ela não consegue se mexer na areia e voltar para o mar ela fica presa. E por que as baleias encalham? Existem algumas causas para isso. São elas:

Doenças ou ferimentos – esses problemas de saúde podem acabar afetando a cauda e o corpo da baleia, que são partes fundamentais para que ela se locomova de forma correta. Assim, se ela não conseguir nadar direito, ela pode acabar encalhada, especialmente se um corrente oceânica muito forte a pegar e a levar para a costa.

Caça ilegal – mesmo essa prática sendo ilegal, ela ainda é vista em vários lugares do mundo. Então, quando uma baleia é perseguida por um barco e já está ferida por conta dos arpões, provavelmente ela pode acabar encalhada durante sua tentativa de fuga. Além disso, é possível que redes muito grandes acabem prendendo as baleias, o que faria com que elas morressem.

Dificuldade de navegação – como as correntes oceânicas podem mudar, isso pode acabar mexendo com o senso de direção das baleias. Por conta dessa confusão, elas podem acabar encalhando.

Tempestades – outro fator que contribui para o encalhamento das baleias são as condições climáticas extremas, porque quando elas acontecem, esses animais podem buscar abrigo bem longe das águas profundas.

Intervenções tecnológicas – a marinha e as indústrias de petróleo têm tecnologias que quando são usadas dentro da água podem corromper o fluxo de orientação do radar das baleias ou até mesmo liberar explosões no fundo do mar.

Intervenções navais – nos portos onde existe uma circulação grande de navios e baleias é possível que as embarcações agarrem e acabem arrastando as baleias por quilômetros e somente parar na margem com o corpo dos animais.

Onde acontece e com qual frequência?

Olhar digital

Como visto, existem inúmeras razões que levam as baleias a ficarem encalhadas. Contudo, isso não é uma coisa fácil de acontecer. Por conta disso, estabelecer uma média de frequência que os encalhamentos acontecem é difícil.

Isso porque elas podem encalhar em praias desertas, podem acabar voltando para a água sozinhas se o nível da água aumentar, e especialmente porque os encalhamentos só acontecem em momentos realmente extraordinários e porque os fluxos migratórios delas são bem variáveis.

Por conta de tudo isso é difícil definir um lugar exato onde o encalhamento pode acontecer. Contudo, se for para fazer uma estipulação de forma informal, é mais provável que aconteça nos portos com uma concentração alta de baleias e na época de reprodução.

Como ajudar?

O que muitas pessoas podem não saber é que é perigoso chegar perto de baleias encalhadas porque não se sabe se elas estão vivas ou não. E no caso de baleias mortas, elas acumulam gases dentro de si que podem explodir o corpo todo delas.

No caso de elas estarem doentes, o recomendável é que se mantenha a distância porque elas podem contaminar as pessoas através das vias respiratórias.

Ou seja, o mais indicado a ser feito é manter uma distância segura e chamar a emergência, como por exemplo, a polícia ambiental ou quaisquer outros agentes que possam lidar com a situação de forma certa e segura.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

10 vacinas que as mulheres adultas precisam tomar

Artigo anterior

Famoso fóssil de lagarto foi forjado, dizem paleontólogos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido