Curiosidades

Por que colocar o dedo no nariz pode trazer riscos à saúde?

0

Todos nós temos diversas manias, se é que podemos chamar assim, que vão desde vícios de linguagem até alguns trejeitos corporais. Todas essas manias costumam nos acompanhar por toda a vida, ou seja, viram hábitos. Desses hábitos, colocar o dedo do nariz é um que a maioria das pessoas tem.

Esse hábito de colocar o dedo no nariz para extrair muco, corpos estranhos ou também para ajustar a posição de objetos, como joias, é chamado de rinotilexomania. Mas será que esse hábito é realmente inofensivo? E o que se deve fazer com a meleca tirada?

Colocar o dedo no nariz é um hábito totalmente natural. Tanto que, crianças que ainda não aprenderam as normas sociais logo percebem que colocar o dedo indicador na narina é muito bom. Contudo, é bem mais do que meleca que tem nele.

O que tem na meleca?

Dicas online

Em aproximadamente 22 mil ciclos respiratórios que são feitos diariamente, o muco, na forma de meleca, age como um filtro biológico fundamental para capturar poeira e alérgenos antes que eles consigam penetrar as vias aéreas. Caso isso aconteça, eles podem provocar inflamação, asma e outros problemas pulmonares a longo prazo.

Então, as células presentes na cavidade nasal, chamadas células caliciformes, geram um muco para conseguir capturar vírus, bactérias e poeira que contenham substâncias potencialmente nocivas, como por exemplo, chumbo, amianto e pólen. Esse muco, por sua vez, junto com seus anticorpos e enzimas, agem como a linha de frente do sistema imunológico de defesa do corpo contra infecções.

Além disso, a cavidade nasal tem o seu próprio microbioma. E às vezes, ele pode ser perturbado, e é isso que provoca várias condições, como por exemplo, a rinite.

Uma parte que pode parecer nojenta é que, a poeira, os micróbios e os alérgenos que são capturados pelo muco acabam sendo engolidos conforme o muco escorre pela garganta. Mas isso não é um problema. No entanto, ele pode acentuar a exposição ambiental a alguns contaminantes.

Um exemplo disso é o chumbo, que pode ser encontrado em uma neurotoxina encontrada na poeira doméstica e na terra do jardim. Dessa forma, ele consegue entrar no corpo das crianças de uma maneira mais eficiente através da ingestão e digestão.

Riscos de tirar meleca do nariz

BBC

Estudos mostraram que o estafilococo dourado (Staphylococcus aureus, às vezes abreviado como S. aureus), que é um germe que pode causar uma variedade de infecções leves ou graves, é encontrado no nariz com frequência. Além disso, uma pesquisa descobriu que colocar o dedo no nariz está relacionado com o transporte nasal de S. aureus. A pesquisa concluiu que deixar de cutucar o nariz pode ajudar na descolonização do S. aureus.

Outra coisa que pode estar relacionada com tirar meleca do nariz é um maior risco de transmissão de estafilococo dourado para feridas. Isso tem um risco mais grave. Até porque, às vezes, os antibióticos não funcionam com o estafilococo dourado.

Segundo observou um estudo recente, “a crescente resistência aos antibióticos exige que os profissionais de saúde avaliem os hábitos de cutucar o nariz dos pacientes e os eduquem sobre maneiras eficazes de prevenir tais práticas”.

Como se isso não bastasse, tirar meleca pode também ser um veículo para a transmissão de Streptococcus pneumoniae, uma causa comum de pneumonia e outras infecções.

Ou seja, enfiar o dedo no nariz é uma maneira ótima de colocar mais germes no corpo ou então espalhá-los pelo ambiente com seu dedo sujo.

Além das doenças, esse hábito também tem o risco de causar arranhões e abrasões dentro das narinas. Isso dá às bactérias patogênicas a oportunidade de invadir o corpo.

O que fazer com a meleca?

Sempre família

Por mais que cutucar o nariz possa ser prejudicial, várias pessoas não conseguem parar com esse hábito. E quando a pessoa está cutucando e a meleca sai, o que fazer com ela?

Algumas pessoas a comem, e existe um termo técnico para isso, é mucofagia, que significa “alimentação de muco”. Claro que esse é um hábito um tanto quanto nojento. Mas além disso, fazendo isso, a pessoa está ingerindo todos os germes inalados vinculados ao muco, metais tóxicos e contaminantes ambientais.

Não são todas as pessoas que comem as melecas. Algumas usam um lenço de papel para tirá-la e depois jogam no lixo ou no vaso sanitário. Essa é uma das opções menos prejudiciais.

O importante é se certificar de lavar as mãos com cuidado depois de assoar ou cutucar o nariz. Isso porque até que a meleca esteja completamente seca, os vírus infecciosos podem ficar nas mãos e nos dedos.

Fonte: BBC

Imagens: Dicas online, BBC, Sempre família

Filhote de urso é resgatado após comer mel alucinógeno

Artigo anterior

Médica que atropelou verdureiro diz que é ‘tratada diferente’ por ser ‘rica’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido