Curiosidades

Hábitos que parecem inofensivos, mas fazem mal para o corpo

0

Todos nós temos diversas manias, se é que podemos chamar assim, que vão desde vícios de linguagem até alguns trejeitos corporais. Todas essas manias costumam nos acompanhar por toda a vida, ou seja, viram hábitos. Às vezes, elas são até irritantes, mas se tornam tão próprias de cada pessoa que as demais acabam se acostumando.

Alguns desses hábitos podem ser bem peculiares e até mesmo vergonhosos de serem assumidos em público. Já outros são tidos como normais e bem frequentes entre várias pessoas. Contudo, por mais que alguns deles possam parecer inofensivos, na realidade eles podem fazer mal ao nosso corpo. Mostramos alguns desses hábitos aqui.

1 – Estalar os dedos

Tua saúde

Com toda certeza você já ouviu alguém falar que o hábito de estalar os dedos pode causar problema. Bom, quem te falou isso não está de todo errado. Embora estalar os dedos de vez em quando não ofereça nenhum problema, quando isso se torna um hábito frequente a pessoa pode ter dores nas articulações. Além do hábito demonstrar alguma alteração de comportamento. Se esse for o caso, é bom procurar um médico.

2 – Coçar os olhos

Dermavisus

Durante o dia é possível que a pessoa comece a coçar o olho sem perceber. Mas isso não é uma coisa boa de se fazer, visto que o olho é uma estrutura delicada. Por esse motivo, qualquer pressão que se faz nele pode resultar em uma lesão na córnea e na retina.

3 – Segurar xixi

Eu sem fronteiras

Esse com certeza está entre os hábitos mais comuns entre as pessoas. Afinal, quem quer parar no meio de uma atividade para ir ao banheiro, ainda mais se o prazo de entrega estiver curto.

No entanto, isso deve ser evitado, porque quando a vontade vem, é sinal de que a bexiga está cheia e precisa ser esvaziada. Ao segurar demais o xixi e com uma certa frequência, isso acaba forçando muito a musculatura da bexiga, podendo resultar até em uma infecção.

4 – Segurar espirro

Veja

Dentre os hábitos que podem ser tidos como “educados” está segurar o espirro. Mas ele não deve ser segurado porque inibindo essa forma de defesa do organismo, a pressão que seria usada para expelir o corpo estranho é desativada. Como resultado, pode gerar lesões no ouvido ou até uma infecção respiratória. O correto a se fazer é apenas colocar a mão na frente na hora de espirrar.

5 – Cutucar o umbigo

Ig

Não é todo mundo que tem esse hábito. Mas além de ele não ser nada bonito, ficar mexendo no umbigo pode acabar dando uma infecção no local. Se a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ser que a inflamação já pode ter acontecido.

6 – Roer unhas

Fala universidades

Nem todos os hábitos são higiênicos. Roer as unhas é um desses casos. Isso porque as mãos são cheias de bactérias e outros microrganismos que podem provocar doenças.

Portanto, quando se rói as unhas, além de machucar a pele, a pessoa pode ter diarreia, alterações no formato das unhas e até problemas nos dentes.

7 – Mexer no nariz

CNN

Cutucar o nariz também figura entre os hábitos mais comuns das pessoas. Entretanto, limpar o nariz com o dedo pode machucar os vasos sanguíneos da região e causar pequenos sangramentos.

Fonte: UOL

Imagens: Tua saúde, Demavisus, Eu sem fronteiras, Veja, Ig, Fala universidades, CNN

Os sotaques brasileiros e suas origens

Matéria anterior

Corpo humano: veja alguns mitos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos