Curiosidades

Por que existe o horário de verão?

0

Em 1784, Benjamin Franklin, que era um político e inventor americano, teve a ideia de criar o horário de verão. Nesta época, ainda não havia energia elétrica. Mas o horário de verão acontece devido à posição da Terra em relação ao sol que faz os dias serem mais longos em certa época do ano nos países que são mais afastados da linha do Equador. Países que são próximos à linha do equador têm as horas do dia iguais as horas da noite.

O primeiro país a adotar o horário de verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar carvão. No Brasil, o horário de verão só veio ser válido entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, e tinha duração de 5 meses. Desde 1985, essa prática têm sido adotada na maioria dos estados brasileiros sem interrupções, mas agora o objetivo é economizar energia.

O horário de verão de 2011 durou 133 dias e teve uma redução de 4,6% no consumo de energia em horário de pico das regiões onde são praticadas: sul, centro-oeste, sudeste e Bahia). Ao todo, estima-se que houve uma economia de R$160 milhões em todo o país.

São 11 os estados que adotam o horário de verão no Brasil, sendo eles: Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de Brasília. 

Anúncios de animais que irão te emocionar

Matéria anterior

Por que não é todo milho que vira pipoca?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar