Curiosidades

Por que não conseguimos nos lembrar dos nossos sonhos?

0

Quando você acorda, você costuma se lembrar dos seus sonhos? Quem sabe até voltar a sonhar com eles novamente? A maioria das pessoas não consegue se lembrar dos seus sonhos, e quando consegue, geralmente, não conseguem se recordar com uma grande riqueza de detalhes.

Existem sim algumas razões que explicam o porquê da existência dos sonhos e o porquê de, na maioria das vezes, não conseguirmos lembrar deles. 

O sono

O sono é algo mais complicado do que pensamos. Quando nosso corpo está em repouso, existe uma montanha-russa de coisas acontecendo com o nosso cérebro, estados mentais diferentes e algumas partes repletas de atividade mental. Os nossos sonhos estão ligados à fase do sono conhecida como Movimento Rápido dos Olhos, popularizada pelas siglas em inglês REM. 

Reprodução

Essa fase também é chamada de sono dessincronizado, já que podemos acabar imitando involuntariamente sinais e movimentos de quando estamos acordados. Durante essa fase, nossos olhos se movem rapidamente e existe alteração na respiração e na circulação do nosso sangue. 

 O nosso corpo entra em um estado de paralisia, que é conhecido como Atonia. Isso acontece de 90 em 90 minutos durante o sono e é o estágio em que nosso cérebro tende a ter sonhos. Existe um fluxo de sangue extra para as partes mais cruciais do nosso cérebro durante o REM. Essas partes são conhecidas como córtex, que preenche nossos sonhos com seu conteúdo, e sistema límbico, que processa nosso estado emocional. 

Os sonhos

Enquanto estamos nesse estado que é ideal para sonhar, temos uma intensa atividade nesta região. Já o nosso lóbulo frontal, que é responsável pelo nosso senso crítico, fica em repouso, e por conta disso costumamos aceitar cegamente tudo o que está acontecendo nas nossas cabeças e que na maioria das vezes não fazem o menor sentido. 

O problema dessa situação toda é que quanto mais confuso nosso sonho fica, menos chances teremos de lembrar dele após acordarmos. Sonhos que têm estruturas narrativas mais claras são os mais fáceis de serem lembrados, pelo menos, é isso que afirma a professora de psicologia da Universidade de Harvard, Deirdre Barrett.

Reprodução

Robert Stickgold, outro pesquisador do sono em Harvard, explica que muitas pessoas conseguem se lembrar de seus sonhos do início do sono, aqueles que você tem assim que consegue, de fato, pegar no sono. Robert realizou um estudo do sono há alguns anos, e nele, os voluntários dormiam em um laboratório, e logo após, entravam no estado do sono. Neste momento então, eles eram acordados. 

Robert afirma que todos eles se lembraram do que haviam sonhado. Se dormirmos durante um longo período, só iremos conseguir nos lembrar de nossos sonhos até 10 minutos depois que ele acabou. Esse seria o tempo que o nosso cérebro ainda consegue ativar a memória no estado de sonolência, quando a pessoa ainda não está completamente acordada. Para quem tem dificuldades e quer começar a lembrar de seus sonhos a dica é: Quando acordar, tente ficar o mais quieto possível, nem sequer abra os olhos. Se você for o tipo de pessoa que pula da cama e começa o dia imediatamente após acordar, não irá conseguir se lembrar facilmente dos seus sonhos. 

Como lembrar dos sonhos?

Ao acordar, tente permanecer quieto e se esforce para lembrar dos seus sonhos. O que irá acontecer é que você irá rever os sonhos no estado de vigília, e se lembrará deles como você costuma se lembrar de qualquer outra memória. Outra dica que o doutor Robert dá é beber três grandes copos de água antes de se deitar, não três copos de cerveja! O álcool prejudica a fase REM do seu sono. Ao fazer isso, você irá acordar 3 ou 4 vezes durante a noite, e a tendência é que você acorde ao fim de um ciclo natural de sono REM. 

Alguns pesquisadores do sono dão a dica de você simplesmente repetir, para você mesmo, que vai dormir e que quer se lembrar dos seus sonhos. Segundo o Doutor Robert, essa tática pode mesmo funcionar. Se você testar ela e funcionar, comenta aqui para gente! 

Para que servem os sonhos?

Agora, se você quer saber para que servem os sonhos, também existe uma explicação para isso. Com exceção de pessoas que sofreram lesões na parte do encéfalo, que é a área onde nossos sonhos são processados, todas as pessoas sonham, algumas delas só não conseguem se lembrar mesmo. 

Reprodução

Segundo Michel Cahali, diretor da Associação Brasileira do Sono, os sonhos são uma forma do nosso cérebro processar e consolidar nossas memórias. Portanto, os sonhos nos ajudam a fixar informações e eventos na nossa mente. Isso acontece mesmo se não lembrarmos deles ao acordarmos. 

Uma outra pesquisa, desta vez feita pela Universidade da Califórnia, constatou que na fase do sono em quem uma pessoa está sonhando, é possível estimular a criatividade e obter ajuda para resolver problemas reais! Incrível, né?

Fonte: Superinteressante

 

Por que a rainha-mãe não gostava da princesa Diana?

Matéria anterior

Este homem foi de anão a gigante!

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications