Curiosidades

Por que os gatos têm línguas ásperas?

0

Ter um animalzinho de estimação está entre os maiores prazeres da vida de uma pessoa. É bastante comum ver casas com cachorros, pássaros, peixes e, é claro, gatos. Cada um tem sua individualidade e chama a atenção por algum motivo. Se você tem gato em casa, por exemplo, já recebeu uma lambida do seu pequeno, até porque essa é uma forma que o animal encontra de demonstrar carinho por seus donos. Receber essa demonstração de carinho dos gatos é um pouco raro, pois os cachorros são quem praticam mais isso. Nós, humanos, já estamos acostumados com esses beijos molhados dos cães.

Por outro lado, as lambidas dos gatos geralmente são bastante ásperas, como se estivessem passando uma lixa. A diferença está no fato de que os gatos escondem em seu interior um segredo bastante curioso. Isso faz desses animais seres especiais. E foi pensando um pouco mais sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos então buscou e trouxe para você o motivo pelos quais os gatos têm a língua áspera. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Por que os gatos têm a língua áspera?

A língua felina é áspera porque suas papilas são feitas de queratina

Todo mundo sabe que os gatos gostam muito de limpeza, assim como gostam de dormir. Para fazer isso bem, eles recorrem a sua peculiar língua. Quando olhamos de perto a língua dos gatos, podemos ver que ela é coberta por saliências. O que cobre essa parte do animal, na verdade, é uma estrutura muito mais complexa. Trata-se das papilas gustativas chamadas filiformes. Diferente dos humanos, elas são de queratina.

A queratina é o material que forma nossas unhas. Assim como elas, as papilas gustativas dos gatos também são ao mesmo tempo flexíveis e firmes. Além de tudo, elas têm a forma de um gancho ou espinhos. Por esse motivo, quando um gato nos dá uma lambida, temos uma sensação de algo áspero passando.

Serve para uma boa limpeza

Uma pesquisa científica descobriu que as papilas filiformes dos gatos, além de curvas como ganchos, são ocas. Isso permite que a língua recolha a saliva da boca e espalhe no pelo do animal, assim promovendo uma limpeza profunda. Para facilitar a compreensão, pode-se dizer que a língua do animal funciona como um pente, esses que usamos em casa. As papilas cheias de saliva penetram nas duas camadas de pelo, dezfazendo nós, eliminando parasitas e fios soltos.

Refresca o animal

Especialistas entenderam que o hábito de se lamber faz com que os gatos se refresquem. Em um estudo, foram apresentadas imagens térmicas. Essas mostram que a grande quantidade de saliva depositada pelo animal na pele por meio das lambidas, ajuda a manter o frescor e o equilíbrio da temperatura do seu corpo. Serve como uma válvula de escape para as altas temperaturas do dia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Focas do Ártico experimentam dramática perda de peso

Matéria anterior

7 hábitos peculiares dos famosos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar