Curiosidades

Por que os lagos só congelam na parte de cima?

0

Todo mundo já percebeu que os lagos só congelam superfície e que geralmente quando esta se quebra, a água por baixa dela não está congelada, mas por que será que isto acontece?

Os especialistas afirmam que isto acontece porque a camada de gelo funciona como uma espécie de cobertor, impedindo que a água mais profunda congele.

Sendo assim, a capa gelada faz o papel de isolante térmico. Como o gelo quase não conduz energia, ele evita que o resto da água perca calor para a atmosfera.

Porém existe ainda outro fator importante: no inverno, o fundo do lago libera o calor armazenado pelo solo durante o verão, deixando a temperatura um pouco mais quente, perto de 4ºC. Pode não ser nada encorajador para um mergulho, mas é o suficiente para manter a água em estado líquido, garantindo a sobrevivência de várias espécies.

Nos lagos que congelam só no inverno, a capa de gelo não costuma ter mais que 1 metro de espessura. Parece pouco, mas, se ela for bem sólida e longa, suporta o peso de um caminhão de 25 toneladas! A água de lagos e rios congela a 0ºC e nos oceanos a -1,8ºC – porque o sal reduz a temperatura necessária para o congelamento.

Estudo diz que divórcio dos pais pode causar obesidade dos filhos

Matéria anterior

Conheça o terraço há mais de 1000 metros de altura

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications