Curiosidades

Por que tantos voos internacionais decolam à noite?

0

Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho. E aqueles que já viajaram sabem o quão prática e confortável é essa experiência. Até porque, com um ou alguns voos é possível chegar do outro lado do mundo com facilidade. E quem já viajou para fora do país já deve ter notado que a maior parte dos voos internacionais costumam decolar à noite. O mais curioso é que existe um motivo para isso

Isso é feito por conta de uma estratégia das companhias aéreas em melhorar a distribuição dos passageiros em seus destinos. Alguns aeroportos funcionam como sendo concentradores de voos que vêm de várias regiões do país. Então, a partir deles é que as conexões com outros voos da companhia são feitas. Através dessas conexões que os passageiros vão para o seu destino final, seja ele dentro ou fora do país.

Voos noturnos

UOL

Na maior parte das companhias, essas conexões acontecem na parte da manhã. Por conta disso que é importante que o voo saia à noite do seu país de origem, no caso, daqui do Brasil. Dessa forma, o passageiro irá conseguir chegar no destino ainda de dia e pode ter mais possibilidades de locais para onde viajar.

Além disso, os voos estando concentrados ao máximo em um mesmo lugar e em horários perto pode ser mais barato para a empresa, o que consequentemente aumenta a possibilidade de rotas que ela pode oferecer.

De acordo com Dany Oliveira, diretor-geral da International Air Transport Association – Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), no caso do nosso país, essa regra é vista principalmente para destinos na América do Norte e na Europa. Esses destinos são os que têm uma oferta maior de voos saindo do Brasil. No entanto, eles dependem dos horários e das conexões que as companhias têm como oferta.

Concentração à noite

UOL

Em 2019, o maior aeroporto da América do Sul, o Aeroporto de Guarulhos, teve aproximadamente 37 mil voos com destinos internacionais, conforme os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Desses, 22 mil foram feitos à noite, entre 18h e 6h, o que foram 59% do total.

Considerando somente os voos de longa distância e diretos para fora da América do Sul, também em 2019, o aeroporto de Guarulhos teve quase 20 mil decolagens com quase 14 ml sendo à noite.

Esse aeroporto é o principal concentrador de voos, justamente por isso que não é comum ter voos noturnos para dentro da América do Sul. Além disso, a distância para destinos dentro do continente é relativamente menor, com os voos durando normalmente até cinco horas. Por conta disso, eles conseguem chegar aos destinos relativamente cedo e sem que os passageiros se preocupem em perder suas conexões.

Outro motivo dos voos noturnos serem uma escolha dos passageiros é que, de acordo com Dany Oliveira, eles vão dormindo durante a viagem e estarão produtivos durante o dia. E isso também é uma vantagem para quem viaja a passeio. Até porque, é possível aproveitar o dia quase todo no destino.

Performance

UOL

O desempenho dos aviões também é um outro fator que influencia o horário dos voos. Isso porque à noite o ar tem a tendência de ser mais frio do que de dia, e isso melhora as condições para a decolagem.

Com o ar mais frio, ele também fica mais seco, o que faz com que ele seja mais denso e isso facilita tanto o pouso como a decolagem dos aviões. Por conta disso, os aviões mais pesados, que são geralmente os usados em viagens de longa distância, têm um ambiente melhor nessas condições.

Fonte: UOL

Imagens: UOL

Com ‘endurecimento’ da pele, jovem vive com esclerodermia. Saiba o que é essa condição

Artigo anterior

Conheça os tripulantes da primeira missão à lua desde 1972

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido