Curiosidades

Por que você não deve usar o celular no banheiro?

0

Hoje em dia, é quase impossível não andarmos sempre com nosso celular. A sensação de sair de casa sem ele é a mesma que estar sem roupa. Justamente por isso que as pessoas levam o dispositivo para todos os lugares possíveis. No entanto, algum limite para onde levar o celular seria ideal.

Isso porque, dependendo do lugar, a pessoa pode estar causando, sem nem ao menos saber, vários problemas de saúde e não somente para elas, mas também a quem elas amam.

Um desses lugares é o banheiro. Por mais que levar o dispositivo para esse cômodo seja uma prática normal para muitas pessoas, usar o celular no banheiro tem o risco de trazer consequências para a saúde e higiene. Saiba os motivos para não levar o smartphone para o banheiro e as formas que isso pode interferir na vida.

Celular no banheiro

Olhar digital

Bactérias e mais bactérias

O banheiro é um cômodo conhecido por ser o lar de várias bactérias. Indo desde a maçaneta até o vaso, quase todas as superfícies estão cheias desses microrganismos. Por conta disso, ao levar o celular para esse local, ele funciona como um ímã de bactérias.

De acordo com estudos, os smartphones podem ter até dez vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. Isso acontece porque várias pessoas levam o dispositivo para o banheiro e mexem nele enquanto estão lá e não levam em consideração a contaminação cruzada que acontece.

Outro ponto é que levando o celular para o banheiro, as mãos da pessoa ficarão ocupadas segurando o dispositivo e isso irá dificultar que as mãos sejam lavadas de forma certa. Consequentemente, isso aumenta o risco de infecções gastrointestinais e outras doenças transmitidas por bactérias.

Riscos para a saúde

Existem mais perigos para a saúde em levar o celular para o banheiro. Um deles é no caso de a pessoa estar usando o dispositivo enquanto ela está no vaso. Isso traz o risco de desenvolver uma condição chamada de síndrome do intestino irritável.

Ela acontece quando uma pessoa fica muito tempo sentada no vaso e pode comprimir os nervos e os vasos sanguíneos da região pélvica. Consequentemente, isso desencadeia vários sintomas desconfortáveis, como dor abdominal, inchaço, constipação e até mesmo hemorroidas.

Outro problema que pode acontecer por conta do uso prolongado do dispositivo no banheiro é a tensão nos músculos do pescoço e das costas por conta da postura inadequada.

Distração e diminuição de eficiência

Enquanto estão no banheiro, várias pessoas checam suas redes sociais, e-mails ou mensagens. Isso pode aumentar o tempo que elas gastam nesse ambiente. Como resultado, elas podem ficar por mais tempo do que o necessário no vaso, o que pode resultar em problemas como prisão de ventre e dificuldades para urinar.

E se esse uso acontecer enquanto a pessoa está no trabalho ou em algum lugar público, isso pode afetar a produtividade e desempenho dela.

Danos ao celular

Não somente a pessoa corre riscos, mas o próprio celular. Isso porque a umidade e o vapor que estão presentes no banheiro podem acabar danificando os componentes internos do dispositivo, principalmente dos que não têm proteção adequada contra água.

Ficando exposto por muito tempo à umidade, os circuitos internos do celular podem ser corroídos. Isso gera falhas no funcionamento e até danos permanentes. Outro ponto é que a pessoa corre o risco de derrubar o dispositivo na pia ou no vaso.

Respeitar privacidade

Usar o celular no banheiro pode ser um ponto com relação ao respeito à privacidade das outras pessoas. Se o ambiente for compartilhado, como por exemplo, um banheiro público ou na casa de algum amigo, os barulhos feitos pelo dispositivo podem incomodar outras pessoas que estiverem no ambiente.

E se a pessoa estiver triando fotos ou gravando vídeos, isso pode ser tido como uma invasão de privacidade e falta de etiqueta social.

O ponto é lembrar que o banheiro é um espaço íntimo e pessoal e que usar o celular nele deve ser feito de uma forma discreta e respeitosa com os outros.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

É melhor dormir sozinho ou acompanhado? Ciência responde

Artigo anterior

Rosto de Ozempic: Por que o uso estético do medicamento “envelhece” e até murcha o bumbum?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido