Curiosidades

É melhor dormir sozinho ou acompanhado? Ciência responde

0

Algumas pessoas vão concordar que dormir é uma das melhores coisas da vida. Contudo, tem também aqueles que acham que dormir é uma perda de tempo e que você poderia estar fazendo algo produtivo naquele tempo, ou vivendo novas experiências. Ainda assim, o tempo de sono também é importante para o nosso corpo, assim como o tempo que passamos acordados.

E uma coisa que muitos podem não saber é que existe uma relação entre uma boa noite de sono e ter ou não uma companhia na cama. Foi justamente essa relação que o estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, analisou.

Para isso, os pesquisadores acompanharam a qualidade do sono de aproximadamente mil adultos norte-americanos. Além disso, eles também levaram em consideração a companhia que essas pessoas tinham no momento de dormir, indo desde seus filhos, cônjuges, parentes, ou se a pessoa dormia sozinha.

Os resultados obtidos pelo estudo surpreenderam. De acordo com eles, é melhor dormir acompanhado do que sozinho. Outro ponto interessante é sobre qual companhia pode trazer uma noite de sono melhor e qual pode fazer com que ela seja pior.

O que é melhor?

Terra

O estudo feito é parte do programa Atividade de Sono e Saúde, Dieta, Ambiente e Socialização (SHADES) da Universidade do Arizona. Nele, os pesquisadores avaliaram 1007 adultos em idade ativa no estado da Pensilvânia, nos EUA.

Como resultado, eles viram que dormir junto de alguém pode resultar em uma noite de sono melhor. Contudo, esse companheiro não é qualquer um, tem que ser o cônjuge. Até porque, o estudo mostrou que as pessoas que dormiam com os filhos, com outros parentes ou sozinhas tinham mais problemas com o sono.

Além disso, as pessoas que dormiam sozinhas eram mais suscetíveis a insônia e quadros irregulares associados com o sono.

O estudo também mostrou que as pessoa que dividiam a cama com seus cônjuges, “na maioria das noites”, relataram menos insônia e fadiga. Outro ponto é que essas pessoas têm menos risco de apneia do sono. Como se isso já não fosse bom o suficiente, dormir com o cônjuge também traz benefícios para a saúde mental porque essas pessoas têm índices menores de depressão, ansiedade e estresse. Isso porque elas têm um apoio social maior, mais satisfação com a vida e com relacionamentos.

Dormir sozinho afeta o sono?

Minha vida

Segundo o estudo, dormir junto com o companheiro é sinônimo de uma boa noite de sono, enquanto que dormir sozinho pode trazer várias irregularidades. Por exemplo, maior risco de apneia, mais sonolência e maior gravidade da insônia.

Outro ponto é que o simples fato de dormir sozinho pode ter uma relação com chances maiores de depressão, menos satisfação com a vida e relacionamentos e menor suporte social.

Contudo, nem sempre dormir acompanhado traz benefícios. Isso porque existem companhias que podem piorar a qualidade do sono. Conforme mostrou o estudo, dormir com os filhos ou outros parentes pode não ser uma coisa boa.

No caso dos filhos, isso pode influenciar um quadro de insônia, menos controle sobre o sono e risco maior de apneia. Outro ponto é que essa companhia durante a noite pode estar relacionada com um quadro ainda maior de estresse.

Por conta disso que o estudo não chega à conclusão de que dormir acompanhado seja a melhor opção. Mas ele mostra que o cônjuge é capaz de trazer benefícios quando está dormindo ao lado.

Posição

VivaBem

Além de ter ou não uma companhia na hora de dormir, um outro ponto que difere entre as pessoas é a posição em que elas dormem. Por mais que não exista uma posição certa para dormir, porque isso é uma escolha bem individual, sabe-se que sem conforto, segurança e boa postura durante o sono é mais provável que a pessoa tenha, ou piore, quadros clínicos, como dor nas costas, dificuldade respiratória, refluxo, ronco e apneia.

Justamente por conta disso que é importante que os hábitos sejam mudados e o corpo treinado para dormir melhor. Saiba algumas das posições, seus efeitos e como melhorar a qualidade do sono.

De bruços

Dormir com a barriga para baixo pode fazer a pessoa sentir dores no pescoço e na parte inferior da coluna, que tem a lordose, que é uma curva natural, e fica tensionada e desalinhada. Além disso, dormir dessa forma pode também ser prejudicial à circulação e respiração, porque o tórax fica apertado contra o colchão e o rosto virado de lado.

Totalmente reto

Dormir de barriga para cima com os braços retos e alinhados com as pernas, que também estão esticadas, é conhecido na medicina como “soldado”. Essa posição indica, do ponto de vista mental, que essas pessoas têm um comportamento mais calmo, reservado e disciplinado. Mas é recomendável que elas troquem de posição durante a noite para evitar os roncos e a apneia do sono.

Corpo de lado

Dormir assim, especialmente do lado direito e com as pernas um pouco flexionadas e um travesseiro entre elas ajuda a aliviar a coluna lombar. Já com relação à cervical é necessário que o travesseiro usado preencha o espaço entre o ombro e o pescoço para que não entorte ou intensifique as dores e nem antecipe ou agrave a hérnia de disco.

Além disso, estudos sugerem que dormir nessa posição seria uma forma de evitar doenças como Parkinson e Alzheimer, além de ajudar na diminuição da gravidade da apneia.

Fonte: Olhar digital, VivaBem

Imagens: Terra, Minha vidaVivaBem

Qual a diferença do Instagram Beta para a versão normal?

Artigo anterior

Por que você não deve usar o celular no banheiro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido