Mundo Animal

Quais animais se transformam por metamorfose?

0

Das coisas do nosso planeta que nos fascinam, com certeza o reino animal está entre as principais. Nele, a metamorfose chama muita atenção. Esse fenômeno biológico é quase uma mágica e vai além das fronteiras das experiências humanas. Através dela, várias mudanças significativas acontecem tanto na forma como na função do corpo de um organismo.

A metamorfose é caracterizada por mudanças grandes na forma e na função de um organismo. Ela é um fenômeno natural que é visto em vários animais no decorrer da sua vida. Quando o organismo está passando por esse processo, ele tem vários estágios diferentes, muitas vezes sendo marcados por formas morfológicas específicas, adaptadas às necessidades e aos ambientes de cada uma dessas fases.

Como dito, vários animais passam por esse processo. Veja alguns deles aqui.

Passam por metamorfose

1 – Borboletas 

Olhar digital

É impossível falar de metamorfose e não falar das borboletas. Até porque, elas devem ser o exemplo mais conhecido. Através desse processo, as larvas, que são chamadas de lagartas, se desenvolvem de forma muito rápida comendo veloz antes de criarem seu casulo rígido.

Depois do tempo de transformação interna, as borboletas adultas saem do casulo, mostrando toda sua beleza.

2 – Sapos e rãs

Olhar digital

No caso dos anfíbios, tendo como exemplo os sapos e as rãs, eles têm uma metamorfose diferente. Isso porque, enquanto as borboletas deixam sua vida no solo para começar outra como um inseto voador, os anfíbios saem da água para viver na terra.

No momento do seu nascimento, os girinos são criaturas com brânquias para poderem respirar dentro da água. Mas conforme eles vão crescendo começa o seu processo de metamorfose. Então, surgem as pernas e o desenvolvimento dos pulmões e perda das brânquias começa. Esse ciclo é completado quando eles deixam a água como animais 100% adaptados para viver na terra firme.

3 – Joaninhas

Olhar digital

Na Terra, os insetos são o grupo de animais mais diversos. Por conta disso que não é uma surpresa que eles tenham o maior número de tipos diferentes de metamorfose. No caso das joaninhas, elas passam por uma metamorfose completa em que mudam totalmente sua forma de acordo com a época da sua vida.

Quando elas eclodem, as joaninhas-larvas se alimentam de vários tipos diferentes de animais pequenos. Nessa época, elas comem bastante, tanto que até são usadas como controladoras de pragas. Depois dessa fase, elas entram no estágio de pupa e, por fim, depois de pouco tempo, emergem como joaninhas adultas. Nessa fase, muitas têm cores vibrantes e diferentes.

4 – Gafanhotos

Olhar digital

No caso dos gafanhotos, eles são insetos que têm uma metamorfose incompleta. Quando eles eclodem, os gafanhotos jovens são bem parecidos com os adultos, mas são menores e não têm asas.

Conforme eles vão crescendo, mudanças anatômicas pequenas vão acontecendo. Dentre elas, o desenvolvimento gradual das asas.

5 – Salmões

Olhar digital

Outros animais que passam por metamorfose são os peixes. Um exemplo notável são os salmões. Quando eles nascem em água doce, os alevinos não têm pais para cuidar deles, por isso eles têm que assumir formas e cores que os auxiliem a se misturar com o ambiente.

Depois disso, os salmões passam pela fase chamada de parr, ela se caracteriza pelo peixe jovem ter listras escuras, e acontece antes deles migrarem para o oceano. Nessa transição, os salmões perdem suas listras escuras para ficarem mais confundíveis com o fundo do mar. Além disso, esses peixes também ganham a habilidade de osmorregulação, para sobreviver à água do mar.

No fim da vida eles voltam para os rios onde nasceram para se reproduzir e morrer. Quando isso ocorre, suas cores vão ficando mais vibrantes, com tons de vermelho, rosa e verde. Além disso, o formato do crânio deles também muda para conseguir acomodar os ganchos mandibulares para facilitar a competição na formação de casais e também a escavar ninhos para a desova.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Pesquisa comprova que uso de cannabis altera neurônio do cérebro que causa fome

Previous article

Google muda informações a respeito do modo anônimo do Chrome depois de processo

Next article

Comments

Comments are closed.