CuriosidadesFatos Nerd

Quais as diferenças entre o Loki da mitologia nórdica e o Loki da Marvel?

0

No último ano, a Disney lançou a série sobre o personagem do multiverso Marvel, Loki. Com isso, a produção teve um sucesso notável, com milhões de acessos e comentários na internet.

Interpretado pelo ator Tom Hiddleston, Loki tem o cabelo preto na altura dos ombros, pele pálida e roupas temáticas de cores dourada, verde e preto. Contudo, vale ressaltar que Loki não é um personagem inventado pela Marvel. Ele é uma figura importante na mitologia nórdica.

Assim como seu irmão na Marvel, Thor, Loki é assunto de debates que acontecem até hoje entre os estudiosos da mitologia e cultura nórdica. Sendo assim, conheça as diferenças entre o Loki da mitologia nórdica e o Loki da Marvel!

Herói ou vilão?

Nas produções da Marvel, Loki passou por uma história de vai e volta entre o papel de vilão e o papel de herói. Sendo assim, essa ambivalência também está presente na mitologia.

Ele desempenha o papel tanto de herói quanto de vilão, dependendo unicamente do seu interesse naquele momento. Sendo o deus da enganação, ele é famoso por ser imprevisível, tanto nos filmes quanto nas histórias da vida real.

Irmandade

No universo Marvel, Thor e Loki são irmãos adotivos com um relacionamento no mínimo complicado. Assim, há momento em que se amam e outros em que são inimigos. Nos filmes, eles se amam, mas Loki sempre trai o irmão, deixando Thor desconfiado e distante.

Contudo, o mito conta que eles não são irmãos, nem adotivos. Loki fez um pacto de sangue como irmão de Odin, pai de Thor, ou seja, ele é tio do Thor. Além disso, eles tiveram momentos engraçados e de certa harmonia, mas a história dos dois terminou em traição e ódio eterno, diferente da versão da Marvel.

Gigante do gelo

Na Marvel, Loki não é um simples um deus com poderes magníficos. Ele é meio gigante e meio deus, assim como é na mitologia. Isso significa que um de seus pais era um gigante por completo e o outro era um deus puro.

No entanto, a produtora mudou o papel dos pais. Seu pai, Laufey, seria sua mãe, como sustenta o mito. É por causa dessa mistura de gigante com deus que Loki possui tanta habilidade e poder.

Família

Outra mudança que fizeram é que Loki nunca aparece com filhos e nem fala em ter filhos. Porém, na mitologia, como é comum, ele tem vários filhos com várias outras entidades.

Inclusive, um de seus filhos mitológicos aparece na telona em Thor: Ragnarok. Hela é Hel na mitologia e ela não é irmã de Loki, mas sim sua filha. Ele também é pai de Jormungand, a serpente do mundo que acaba matando Thor no fim da Terra e humanidade.

Além disso, ele é pai do lobo Fenrir. Um fato curioso é que ele deu à luz o cavalo de oito patas Sleipnir quando ele mudou de forma e se tornou uma égua.

Caráter duvidoso

Reprodução

Uma coisa que mudaram levemente nas adaptações é quanto ao caráter de Loki. Nos filmes, ele faz muita coisa errada, mas nossa mitologia binária de bem e mal faz com que acreditemos que Loki é um bom deus que acaba fazendo coisas erradas às vezes.

Porém, a mitologia nórdica não é binária e Loki não é bom nem mau. Ele é caótico e faz de tudo por puro prazer de ser assim. Uma hora ele é herói e em outra ele é vilão em muitos mitos.

Esposa de Loki

Uma coisa que nem mencionaram no universo Marvel é sua esposa, a deusa Sigyn, que é inteiramente fiel ao marido, mesmo que ele seja odiado pelos outros deuses.

Gênero e sexualidade

Sobre seus relacionamentos, o Loki da mitologia não é exatamente homem. Podendo mudar de forma, ele aparece tanto como mulher quanto como homem em diversos mitos. Além disso, ele é interessado em vários personagens, sendo pansexual. Os produtores da Marvel já anunciaram que o Loki vai seguir o rumo tradicional da mitologia, mas isso não aconteceu até hoje.

Traição final

Uma grande diferença que não colocaram nos filmes é a traição final de Loki, quando ele causa a morte de Baldur, um dos filhos de Odin. Ele encontra a única fraqueza de Baldur e engana o irmão Hödur, que é cego, a matar Baldur com uma flecha que ele achava não ser letal. Loki é pego eventualmente, preso e torturado.

Outra mudança muito importante que fizeram foi na hora de finalizar Ragnarok. No filme, Thor e Loki conseguem salvar o mundo e Asgard. Já na mitologia, todos os deuses morrem na batalha final, sendo que Loki se torna um odiado pelos deuses, ele luta contra Heimdall e eles se matam no final.

Fonte: Mythopedia

Vaticano: coisas chocantes escondidas na cidade sagrada

Artigo anterior

Filhos de famosos que não seguiram os passos dos pais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido