É difícil não ficar deprimido com as habilidades limitadas dos humanos em comparação com outros animais. Afinal, com nossos sentidos, não podemos nem cheirar tão bem quanto os cães, muito menos fazer algo realmente fora do comum, como detectar cargas elétricas de outros animais.
Dessa forma, os animais evoluíram para experimentar partes do mundo que simplesmente não conseguimos perceber. Então, é como se vivessem em um mundo diferente. É claro que alguns desses recursos aprimorados não são exatamente agradáveis (certamente não gostaríamos de detectar cargas elétricas), mas são experiências interessantes. Veja alguns animais com sentidos que só podemos sonhar em ter.
Ornitorrinco
Você não acha que um mamífero que tem bico de pato e pés palmados é um pouco fora do comum? Bem, isso é porque os ornitorrincos são realmente uma das anomalias da natureza, sem sequer mencionar que eles são um dos únicos mamíferos que podem botar ovos.
Sendo assim, embora seus corpos possam parecer estranhos, a anatomia dos ornitorrincos na verdade esconde uma ferramenta oculta e poderosa. Dentro de suas contas estão bilhões de sensores que eles usam para detectar os impulsos elétricos de suas presas.
Morcegos vampiros
Quem não odeia quando uma enfermeira tenta enfiar uma agulha em você e não consegue encontrar a veia? Bem, isso não seria um problema se ela fosse um morcego vampiro!
Isso ocorre porque os morcegos vampiros têm a capacidade de farejar proteínas TRPV1 no ar. Essas são as proteínas em nossos narizes que nossos cérebros usam para detectar quando algo está muito quente. No entanto, os morcegos-vampiros usam esse alerta de proteína para notificá-los quando estão pairando sobre a pele quente (pele que provavelmente está escondendo um vaso sanguíneo!).
Víboras
As víboras são como os membros da equipe SWAT da selva – estão sempre prontas para matar. Parte da razão para essa analogia é que seus corpos são projetados exclusivamente para caçar.
Elas não são apenas criaturas incrivelmente ágeis que dão uma mordida feroz, mas também têm um sentido oculto. Abaixo de cada uma de suas narinas há duas pequenas fendas – também chamadas de “fossas”.
Esses poços atuam como um par de olhos que podem ver a luz infravermelha. Isso é bastante insano quando você considera que os humanos só podem sentir a energia infravermelha como calor. Isso significa que essas cobras podem usar as diferenças visuais nas variações de temperatura de um objeto para determinar se é ou não uma presa.
Polvos
Os olhos dos polvos têm visão polarizada, o que significa que eles podem controlar a quantidade de luz que entra. Isso dá aos polvos a capacidade de ver bem em águas escuras ou em profundidades mais baixas.
Os sentidos do bagre
O bagre tem mais de 175.000 células sensíveis ao paladar, o que é mais de 15 vezes as 10.000 papilas gustativas de um ser humano. Assim, essas papilas gustativas extras não apenas ajudam os peixes de bigode a saborear melhor sua comida, mas também permitem que localizem presas próximas com mais facilidade.
Elefantes Africanos
Acredite ou não, os elefantes africanos usam suas trombas para mais do que apenas pegar comida e comê-la! Bem, você sabia que seu tronco tem 2.000 receptores de cheiro poderosos (mais de cinco vezes o número de receptores de cheiro que os humanos têm)?
Não só isso, mas os elefantes têm um senso de toque insanamente elevado. Seus pés e trombas são sensíveis o suficiente para detectar as vibrações baixas e retumbantes dos elefantes a dezesseis quilômetros de distância. Ainda mais legal é que os elefantes usam essas vibrações para comunicar informações críticas, como a presença de comida ou predadores.
Besouro Buprestidae
Os cinco sentidos são paladar, tato, olfato, visão e audição, certo? Bem, e se houvesse um sexto sentido e (ouça-nos) e se fosse fogo? Sim. Essa é a realidade desse besouro. Esses lindos insetos podem cheirar e detectar um pinheiro em chamas que está a dezesseis quilômetros de distância!
A razão pela qual essas pequenas criaturas têm habilidades tão poderosas para detectar a presença de fogo é por causa de seus filhos! Quando um besouro Buprestidae detecta um incêndio próximo, ele sabe que deve ir rapidamente até a casca em chamas mais próxima para botar seus ovos. Desta forma, sua prole pode crescer sem competição.
Imagine querer tanto que seu filho tenha sucesso que você corre em direção a uma fogueira para preparar seu berçário!
Fonte: Megacurioso